Leia também:
X Moraes não proibirá mesários de usar camisa da Seleção, diz site

Moraes vai apurar vazamento de quebra de sigilo de assessor Cid

Reportagem sobre movimentações financeiras do gabinete da Presidência usou dados sigilosos

Leiliane Lopes - 28/09/2022 19h35 | atualizado em 28/09/2022 20h02

Alexandre de Moraes, ministro do STF Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Um inquérito foi instaurado nesta quarta-feira (28) a pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar o vazamento de informações sigilosas sobre a quebra de sigilo de Mauro Cid, assessor do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Folha de São Paulo noticiou sobre a quebra de sigilo na segunda (26) utilizando informações da Polícia Federal. Segundo a reportagem, foram encontradas no celular do ajudante de ordens do presidente mensagens suspeitas de investigadores sobre transações financeiras feitas no gabinete do chefe do Executivo.

Textos, fotos e áudios trocados entre Cid e outros funcionários sugerem a existência de depósitos fracionados e saques em dinheiro.

A PF diz que os valores movimentados eram destinados para pagar contas pessoais da família do presidente, incluindo pessoas próximas da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

O caso tramita em sigilo e Moraes quer saber quem foram os responsáveis por entregar essas informações para a imprensa.

– Que preste as informações pertinentes acerca dos fatos noticiados, notadamente no que diz respeito ao acesso, no âmbito policial, às decisões proferidas nos autos da referida Pet [petição] e aos relatórios produzidos nos autos, bem como forneça os nomes de todos os policiais federais que têm conhecimento dos assuntos investigados na Pet mencionada – ordenou Moraes.

Nesta terça (27), o presidente Jair Bolsonaro acusou o próprio ministro de ter vazado as informações às vésperas das eleições.

– Já está errado porque o Alexandre de Moraes vazou. Foi o Alexandre de Moraes que vazou. Não vem com papinho que foi a PF não porque esse pessoal da PF, Alexandre de Moraes, come na sua mão. Então foi você que vazou. Pra quê? Na reta final criar clima – declarou.

Leia também1 Moraes não proibirá mesários de usar camisa da Seleção, diz site
2 Eleitor pode ir votar de verde e amarelo, bandeiras e adesivos
3 UOL diz que degola de Moraes foi brincadeira com assessor
4 Vídeo de Moraes fazendo gesto de degola gera polêmica
5 Moraes sobre sala de totalização: "Nem secreta, nem escura"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.