Moraes une pedido contra Filipe Barros a inquérito de Eduardo
Parlamentar é alvo de notícia-crime por suposto crime contra soberania nacional
Pleno.News - 26/07/2025 17h42 | atualizado em 30/07/2025 10h54

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que um pedido para investigação do deputado Filipe Barros (PL-PR) seja juntado aos autos do inquérito que mira o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por supostos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação sobre organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
A movimentação consta de despacho assinado na última quinta-feira (24), e não implica na automática investigação do parlamentar. A decisão significa que o teor da notícia-crime será analisado no bojo do inquérito que trata de fatos semelhantes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve se manifestar sobre a solicitação antes de uma eventual inclusão do parlamentar no inquérito.
– Considerando que os fatos narrados nesta notícia-crime já são objeto de procedimento específico, também de minha relatoria, junte-se cópia destes autos ao inquérito 4995/DF – escreveu Moraes no despacho.
A notícia-crime foi apresentada ao STF pelo advogado Benedito Silva Junior, que imputou a Filipe Barros suposto crime contra a soberania nacional. A base da petição é uma notícia sobre uma viagem que o parlamentar, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, fez aos Estados Unidos em maio.
Segundo a notícia publicada pelo portal Metrópoles – mote da solicitação de Benedito -, durante a viagem, Filipe Barros teria tido reuniões com Eduardo Bolsonaro e um congressista norte-americano para tratar de eventuais sanções a Moraes.
O advogado sustenta que o deputado teria participado de “articulações para comprometer a independência do Judiciário e submeter decisões judiciais nacionais à influência de um governo estrangeiro”.
*AE
Leia também1 Sóstenes reage a decisão do STF: “O silêncio foi criminalizado”
2 Para Tarcísio, tarifaço deve gerar 120 mil demissões em SP
3 Moraes citou Hitler em decisão contra deputados acampados
4 Nikolas Ferreira questiona: "Moraes revogou a constituição?"
5 Moraes proíbe acampamentos na Praça dos Três Poderes



















