Moraes une inquérito de milícias digitais a apuração de Bolsonaro
Investigação contra o presidente trata de declarações sobre as urnas eletrônicas
Henrique Gimenes - 10/05/2022 17h22 | atualizado em 10/05/2022 18h07

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu unir duas investigações considerada “polêmicas”. Em decisão datada desta segunda-feira (9), ele juntou o inquérito que investiga milícias digitais com o inquérito que apura declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas.
O inquérito das milícias digitais foi aberto em julho de 2021 e tem por objetivo investigar a existência de uma suposta milícia digital que atuava contra a democracia brasileira.
Já a investigação contra Bolsonaro foi aberta após uma transmissão ao vivo pelas redes sociais feita em 29 de julho de 2021. Na ocasião, ele havia colocado em dúvida a segurança das urnas eletrônicas.
Ao unir as duas investigações, Moraes atendeu a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República. Em sua decisão, ele disse que “os elementos de prova colhidos nesta Pet, instaurada para apuração dos fatos envolvendo a live realizada pelo presidente da República na data de 29/7/2021, devem ser analisados em conjunto com a investigação principal, cujo objetivo é uma organização criminosa complexa”.
A decisão do ministro pode ser vista aqui.
Leia também1 STF: Silveira recorre da multa de R$ 405 mil aplicada por Moraes
2 TSE rejeita consulta de Eduardo sobre comprovante de vacina
3 Allan dos Santos retorna para o YouTube: "Calar não é opção"
4 Silveira tem mais R$ 103,4 mil bloqueados pelo Bradesco
5 Moraes suspende decreto de Bolsonaro sobre corte de IPI