Moraes teria dito a Lula que Dino é um “bom nome” para o STF
Elogio impulsionou o nome do ministro nos bastidores, segundo colunista
Thamirys Andrade - 12/07/2023 13h16 | atualizado em 12/07/2023 13h45
Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Na ocasião, o magistrado o teria classificado como um bom nome para assumir uma vaga na Suprema Corte.
Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, as declarações de Moraes ocorreram durante uma conversa reservada antes do recesso do Poder Judiciário. A interlocutores, Lula teria dito ter ficado surpreso com a fala do magistrado sobre Dino.
Os elogios de Moraes a Dino impulsionaram o nome do ministro da Justiça em meio aos bastidores, embora as falas não tenham sido compreendidas como uma campanha pela indicação de Dino. O entendimento seria de que Moraes indicou que não haverá resistências a Dino na Suprema Corte, caso Lula opte por ele.
O presidente poderá indicar um novo magistrado para compor o STF devido à aposentaria da ministra Rosa Weber prevista para outubro deste ano.
MUDANÇA DE POSTURA
Desde o início do governo Lula (PT), um dos ministros que mais chamava atenção da imprensa e vinha no centro dos holofotes era Flávio Dino. Recentemente, contudo, ele vem adotando um comportamento oposto, optando por ser mais discreto e diminuindo o ritmo de entrevistas.
Segundo informações do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, seus colegas na Esplanada dos Ministérios acreditam que trata-se de um movimento calculado. O objetivo seria evitar muitas polêmicas a fim de ser visto como um bom nome para ocupar uma vaga no STF.
Leia também1 Para MP, jovem preso não jogou garrafa que matou palmeirense
2 Senado aprova a criação do Dia Nacional dos Desbravadores
3 Vereador do PL é encontrado morto com sinais de esganadura
4 Stedile, do MST, chama governo Lula de 'muito lento' e 'medroso'
5 Filipe Barros: "Mauro Cid só está preso porque não é traficante"