Leia também:
X Feliciano: “Renuncio o mandato se Lula ganhar no 1º turno”

Moraes sugere intervenção em discurso de candidatos

Ministro assumirá Presidência do TSE em 16 de agosto

Monique Mello - 29/07/2022 14h37 | atualizado em 29/07/2022 20h05

Alexandre de Moraes Foto: Supremo Tribunal Federal

Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) juntam-se pela primeira vez em uma obra acadêmica. Trata-se do livro Liberdades, que será lançado na próxima semana. Em sua participação, o ministro Alexandre de Moraes sugere que seja feita intervenção nos discursos dos candidatos nas eleições, a fim de resguardar o processo de desinformação.

– A liberdade de expressão, portanto, não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de Direito, inclusive pelos candidatos durante o período de propaganda eleitoral, uma vez que a liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral – escreveu.

O jornal Folha de S.Paulo reproduziu, nesta quinta-feira (28), trechos do artigo de Moraes contidos no livro. O ministro ficou responsável por discorrer sobre a “liberdade do candidato”.

– A liberdade do voto nas eleições depende da liberdade para discutir qualquer assunto publicamente. Por isso, durante a campanha eleitoral, deve ser garantida ampla liberdade de expressão aos candidatos e, ao mesmo tempo, pleno acesso dos eleitores às informações necessárias para fazer escolhas conscientes – pontuou.

O livro dos ministros do Supremo faz parte de um projeto do Instituto Justiça e Cidadania. Alexandre de Moraes assumirá como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 16 de agosto.

Leia também1 Feliciano: "Renuncio o mandato se Lula ganhar no 1º turno"
2 Justiça condena Allan dos Santos a 1 ano e 7 meses de prisão
3 Moraes prorroga prisão de homem que ameaçou STF e Lula
4 Fachin se reúne em Brasília com advogados ligados a Lula
5 Janones critica Bolsonaro, Ciro e Tebet e aceita conversa com Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.