Leia também:
X MC Pipokinha é denunciada por zoofilia após vídeo com gatos

Moraes solta mais 80 homens denunciados por atos do 8/1

Decisão ocorreu nesta sexta-feira

Pleno.News - 10/03/2023 15h17 | atualizado em 10/03/2023 16h57

Alexandre de Moraes Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Nesta sexta-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória a mais 80 homens denunciados pelos atos do 8 de janeiro. Na última quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, o magistrado soltou, com medidas cautelares, 149 mulheres.

Das 1406 pessoas que tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva (por tempo indeterminado), permanecem na prisão 522 (440 homens e 82 mulheres). Os demais obtiveram liberdade provisória para responder ao processo com medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana.

Ao todo, foram presas em flagrante 2.151 pessoas no dia 9 de janeiro. Todas haviam participado dos atos do 8 de janeiro ou estavam acampadas diante dos quartéis. Segundo dados da Corte, 745 foram liberadas imediatamente após a identificação.

Ao apresentar, nesta quinta (9), um balanço sobre as ações relacionadas aos atos golpistas, Moraes destacou que todos os casos estão sendo analisados de “forma detalhada e individualizada”. Ele disse que o STF trabalha para analisar com agilidade todos os pedidos de liberdade. A análise segue no prazo, pois a lei estabelece que toda prisão preventiva deve ser reavaliada a cada 90 dias.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, até agora, 919 pessoas por incitação pública ao crime e associação criminosa dentro desse caso. Dessas, 219 responderão também por crimes mais graves, como dano qualificado, abolição violenta do Estado de Direito e golpe de Estado.

*AE

Leia também1 Lava Jato: Eduardo Cunha terá que devolver seis carros de luxo
2 Valdemar estreia no Twitter defendendo Nikolas Ferreira
3 Lula diz que lado bom de Haddad é o "sangue árabe" do ministro
4 Lula diz que Haddad é 'criativo' e que governo vai fazer PIB crescer
5 Aras muda de posição e agora defende alterar Lei das Estatais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.