Moraes se manifesta após críticas dos EUA e cita soberania
Ministro deu declarações nesta quinta-feira
Pleno.News - 27/02/2025 17h13 | atualizado em 27/02/2025 18h13

Nesta quinta-feira (27), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, reagiu à posição do governo dos Estados Unidos sobre as sanções que ele aplicou a plataformas digitais. Durante uma sessão por videoconferência, o magistrado falou que “deixamos de ser colônia em 1822” e falou em soberania do Brasil e cumprimento de decisões judiciais em solo brasileiro.
As declarações ocorrem um dia após o governo de Donald Trump criticar decisões de Moraes envolvendo empresas norte-americanas que operam redes sociais.
Moraes faz uma alusão à criação da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), há 73 anos, nos Estados Unidos, ao defender a autodeterminação dos povos e o respeito à independência das nações.
Para o ministro, é importante assumir a defesa da democracia e da independência do país.
– Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822. Com coragem estamos construindo uma República independente e democrática – afirmou.
Na quarta-feira (26), o governo brasileiro divulgou uma nota em que critica o posicionamento dos Estados Unidos contra decisões do Supremo.
O posicionamento foi divulgado após o Departamento de Estado norte-americano emitir mensagem alertando que “bloquear acesso à informação” ou impor multas a empresas dos EUA é “incompatível com liberdade de expressão”.
RUMBLE
Na semana passada, Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social Rumble.
A decisão foi tomada após o ministro constatar que a empresa está sem representante no país. Conforme documentos que constam nos autos, os advogados da empresa renunciaram ao mandato e novos representantes não foram indicados.
*Com informações da Agência Brasil
“Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822, e, com coragem, estamos construindo uma República independente e cada vez melhor”, declara Alexandre de Moraes, após uma comissão da Câmara dos EUA aprovou um projeto para barrar Alexandre de Moraes no país.
➡ Assista ao… pic.twitter.com/c1TSosFh92
— GloboNews (@GloboNews) February 27, 2025
Leia também1 Moraes é convidado para ir a Nova Iorque para evento do Lide
2 Papa apresenta melhora, mas ainda precisa de oxigênio
3 Petrobras: Lucro caiu mais de 70% em 2024; ações despencam
4 Motta proíbe faixas e ordena uso de terno e gravata na Câmara
5 8/1: PGR pede arquivamento de inquérito contra Ibaneis