Moraes se declara impedido, e HC sobre Bolsonaro fica com Gilmar
Pedido feito por advogado de fora da defesa do ex-presidente é para que ele cumpra prisão domiciliar
Pleno.News - 17/01/2026 08h19 | atualizado em 19/01/2026 18h57

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repassou ao ministro Gilmar Mendes, nesta sexta-feira (16), os autos de um habeas corpus (HC) apresentado em favor da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na decisão, Moraes se declara impedido de apreciar o pedido devido a uma questão regimental.
– Uma vez que a autoridade apontada como coatora no presente habeas corpus é o próprio ministro responsável pela análise das urgências no período, inviável a apreciação dos pedidos formulados por esta vice-presidência – escreveu o ministro na decisão.
Moraes exerce interinamente o cargo de presidente da Corte durante o recesso do Judiciário, iniciado na última segunda (12), e que se estende até o dia 31 deste mês, período em que responde pelas questões urgentes, por isso não pode julgar a urgência de um caso em que está envolvido.
O habeas corpus foi pedido pelo advogado Paulo Souza Barros de Carvalhosa. Ele não faz parte da defesa de Bolsonaro. O ex-presidente foi preso em 22 de novembro do ano passado, por decisão de Moraes. Bolsonaro ficou detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, até a última quinta (15), quando foi transferido para a Papudinha, também na capital federal.
*AE
Leia também1 INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
2 Participante do BBB26 é filha de pastor da Assembleia de Deus
3 Veja a ligação de Vorcaro com o resort da família de Toffoli
4 Ernesto Paglia assume posto de apresentador do Roda Viva
5 Tarcísio descarta Planalto em 2026: "O meu nome é o Flávio"



















