Leia também:
X Saúde vai trocar gotinha contra poliomielite por vacina injetável

Moraes retira sigilo de conversas em celular de Mauro Cid

Cid teria compartilhado instruções para declaração de suposto Estado de Sítio

Pleno.News - 16/06/2023 18h20 | atualizado em 16/06/2023 18h39

Alexandre de Moraes Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu nesta sexta-feira (16) retirar o sigilo de mensagens apreendidas pela Polícia Federal (PF) no celular do coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. A medida foi tomada após a revista Veja publicar as conversas.

De acordo com relatório de investigação da Polícia Federal, as mensagem evidenciam que Cid teria reunido documentos para dar suporte jurídico à execução de um suposto golpe de Estado.

– O investigado compilou estudos que tratam da atuação das Forças Armadas para Garantia dos Poderes Constitucionais e GLO. Os documentos tratam da possibilidade do emprego das Forças Armadas, em caráter excepcional, destinado a assegurar o funcionamento independente e harmônico dos Poderes da União, por meio de determinação do Presidente da República – diz o relatório.

As mensagens mostram que Cid teria compartilhado um documento com instruções para declaração de um suposto Estado de Sítio diante de “decisões inconstitucionais do STF”.

A PF também identificou que outro ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Luis Marcos dos Reis, teria frequentado o acampamento montado no ano passado em frente ao quartel do Exército em Brasília. Além disso, segundo as investigações, ele participou dos atos radicais no dia 8 de janeiro.

– Os vídeos constantes em seu telefone celular comprovaram a participação de Luis Marcos dos Reis na tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023 – concluiu o documento.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Mauro Cid pede ao Supremo autorização para não ir à CPMI
2 Moraes autoriza Mauro Cid a sair da prisão para depor em CPMI
3 Para Nogueira, GDias ficar fora de CPMI é confissão de culpa
4 CPMI terá acesso a dados de celular de Bolsonaro e Mauro Cid
5 Mourão sobre operação contra Do Val: "Parece mais vingança"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.