Leia também:
X Marçal: “Passamos um susto, mas Deus está no comando”

Moraes recua em decisão sobre uso de VPN no Brasil; entenda

Ministro declinou da decisão após enxurrada de críticas de juristas e políticos

Marcos Melo - 30/08/2024 21h11 | atualizado em 03/09/2024 15h53

Alexandre de Moraes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) a suspensão da rede social X no Brasil. A decisão também estabeleceu outras medidas, como a que afeta os usuários do mecanismo de proteção que pode burlar barreiras na internet, chamado VPN.

Apesar de ordenar o bloqueio, também, de aplicativos de Rede Privada Virtual (VPN), o magistrado acabou declinando da decisão e recuou acerca do impedimento. A fim de evitar “transtornos desnecessários e reversíveis a terceiros”, Moraes suspendeu a medida até que as partes envolvidas na ação se manifestem nos autos, produzindo, assim, tempo para que a rede social X ou seu proprietário, Elon Musk, cumpram as decisões em sua totalidade.

– Em face, porém, do caráter cautelar da decisão e da possibilidade da própria empresa “X BRASIL INTERNET LTDA.” ou de ELON MUSK, ao serem intimados, efetivarem o integral cumprimento das decisões judiciais, SUSPENDO A EXECUÇÃO DO REFERIDO ITEM “2”, até que haja manifestação das partes nos autos, evitando eventuais transtornos desnecessários e reversíveis a terceiras empresas – disse o ministro ao recuar da decisão.

Além do bloqueio à plataforma, a sentença do magistrado impunha uma multa diária de R$ 50 mil para quem fizesse uso de VPN para burlar o bloqueio. A determinação produziu uma enxurrada de críticas de juristas e políticos, que entenderam a medida como arbitrária.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada da suspensão da rede social e terá de cumpri-la em até 24 horas.

Leia também1 Após suspensão do X, Nikolas propõe paralisar o Congresso
2 Musk: "Estão fechando a fonte número 1 da verdade no Brasil"
3 Van Hattem chama Moraes de covarde: "Vem me multar"
4 Pacheco elogia Moraes e destaca "firmeza" e "vigor" de ministro
5 Moraes está passando dos limites institucionais, diz Marco Aurélio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.