STF: Moraes prorroga inquérito contra André Fernandes
Ministro prorrogou investigação por mais 60 dias
Pleno.News - 11/04/2023 15h44 | atualizado em 11/04/2023 16h44
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu por mais 60 dias a investigação que mira o deputado André Fernandes (PL-CE) sob a acusação de que ele teria incitado os atos de 8 de janeiro em Brasília. O magistrado ressaltou a necessidade de prosseguimento do inquérito e a existência de diligências em andamento.
A apuração foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) com base em publicações que, segundo o órgão, estimularam as depredações das dependências do STF, Planalto e Congresso. Dois dias antes da invasão, André Fernandes divulgou o ato: “Neste final de semana acontecerá, na Praça dos Três Poderes, o primeiro ato contra o governo Lula. Estaremos lá”.
O deputado é um dos três parlamentares na mira das investigações sobre os atos. Além dele, as deputadas Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP) também são alvo de investigação. Ao todo, as apurações já resultaram em 1.390 denúncias apresentadas ao Supremo Tribunal Federal.
A PGR finalizou as denúncias relativas aos presos na Praça dos Três Poderes – considerados executores dos atos – e aos detidos no dia 9 de janeiro, no acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília – classificados como incitadores.
O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, diz que agora os procuradores vão se dedicar à identificação dos financiadores e à apuração sobre a omissão de agentes públicos no dia dos ataques.
*AE
Leia também1 Quarenta pessoas têm infecção após prova do MasterChef
2 Após 17 anos: Lewandowski se despede nesta 3ª feira do STF
3 PCC pagava R$ 20 mil por mala de cocaína enviada ao exterior
4 Twitter cria desconforto em reunião com ministro da Justiça
5 Bivar sobre saída de Daniela do União: "O Turismo é do partido"