Leia também:
X Veja o momento em que tiros interrompem agenda de Tarcísio

Moraes proíbe propaganda que sugere que Lula celebrou a Covid

Segundo ministro, fala do ex-presidente foi descontextualizada

Thamirys Andrade - 17/10/2022 15h02 | atualizado em 17/10/2022 15h28

Ministro Alexandre de Moraes Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, proibiu que a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) veicule uma propaganda que mostra o ex-presidente Lula (PT) dizendo que “ainda bem que a natureza criou” o “monstro chamado coronavírus”. De acordo com o magistrado, a fala do petista foi descontextualizada.

Segundo Moraes, a “divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização, parece ser suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa”.

– [A propaganda] se descola da realidade, por meio de inverdades, fazendo uso de falas gravemente descontextualizadas do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com o intuito de induzir o eleitorado à crença de que o candidato despreza a vida humana, assim como que o Partido dos Trabalhadores teria votado contra um programa de transferência de renda em momento delicado – avaliou Moraes.

A declaração de Lula ocorreu em maio de 2020. À época, ele disse que o surgimento da Covid-19 permitiu que as pessoas enxergassem a necessidade do Estado.

– O que eu vejo? Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que “tem que vender tudo o que é público”, que “o público não presta nada”, ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008 – assinalou.

Leia também1 Na GloboNews, Merval diz que Bolsonaro foi melhor no debate
2 Carlos Bolsonaro sobre o PT: “Ideias macabras e sombrias”
3 Debate: Lula ameaçou ir a STF após direito de resposta negado
4 Bolsonaro comenta violência sofrida por Tarcísio em agenda
5 Ladrão cai de telhado e desmaia ao tentar fugir após furto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.