Leia também:
X Lula passa por exames em hospital de Brasília neste sábado

Moraes proíbe Justiça do DF de liberar visitas a presos por atos

Visitas só irão acontecer mediante autorização do ministro

Pleno.News - 25/02/2023 14h37 | atualizado em 27/02/2023 12h16

Ministro Alexandre de Moraes Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que pessoas presas pelo atos de 8 de janeiro só poderão receber visitas mediante sua autorização. Moraes é relator de inquéritos que apuram os responsáveis pela depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília (DF).

O despacho foi enviado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), que pediu esclarecimentos após Moraes decidir, no último dia 17, que todos os pedidos relacionados às prisões de 8 de janeiro devem passar por ele. A dúvida surgiu porque uma portaria da Justiça do DF estabeleceu um protocolo para permitir a visita de até três parlamentares por vez aos presos pela invasão aos prédios do Três Poderes.

No novo despacho, publicado nesta sexta-feira (24), Moraes esclareceu que aquela portaria não se aplica às prisões de 8 de janeiro e, por isso, “o ingresso de quaisquer pessoas no estabelecimento prisional, em relação às mencionadas prisões, deverá ser EXPRESSA e PREVIAMENTE autorizado por este relator, vedada a entrada sem a referida expressa autorização e revogadas quaisquer decisões do Juízo da VEP/DF e disposições da SEAPE/DF em sentido diverso ao aqui decidido”.

A exigência foi feita porque as investigações ainda tramitam na Corte, sob sigilo.

Os suspeitos são investigados por crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, incitação ao crime, entre outros. Mais de 900 pessoas detidas em flagrante no dia dos atos tiveram as prisões convertidas em preventivas. Ou seja, por tempo indeterminado.

*AE

Leia também1 Moraes diz que todo pedido de preso por atos passará por ele
2 Moraes defende queixa-crime de Tabata Amaral contra Eduardo B.
3 STF: Autoridades podem pedir dados diretamente a big techs
4 Moraes para Toffoli: "Palmeiras não tem mundial"
5 Zambelli: "Estou à disposição de Moraes para conversar"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.