Moraes pede extradição de Carla Zambelli da Itália
Pedido será enviado para que a deputada possa cumprir a pena no Brasil
Pleno.News - 11/06/2025 18h54 | atualizado em 11/06/2025 19h11

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), formalizou nesta terça-feira (11) o pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) à Itália. A solicitação foi enviada ao Ministério da Justiça, após Zambelli deixar o Brasil na semana passada.
Moraes também garantiu ao governo italiano que Zambelli não será submetida a penas cruéis ou tratamento desumano, como exige o processo de extradição.
Na semana passada, a Interpol incluiu o nome da deputada na lista de difusão vermelha. A medida foi solicitada pela Polícia Federal e autorizada após avaliação internacional.
Vale lembrar que o pedido de prisão foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e se refere à condenação de dez anos de prisão e ao pagamento de 200 dias-multa assinada pelo STF por causa da investigação de que a deputada articulou invasões a sistemas do Judiciário e produziu um falso mandado de prisão contra Moraes, com ajuda do hacker Walter Delgatti.
O documento diz que Zambelli agiu de forma planejada e consciente para fraudar dados do Conselho Nacional de Justiça. Em troca dos crimes, teria prometido emprego ao hacker em seu gabinete na Câmara dos Deputados. As informações são do O Globo.
Leia também1 Supremo forma maioria para responsabilizar redes por posts
2 Partidos se posicionam contra medidas de aumento de impostos
3 Míriam Leitão defende a soltura do general Braga Netto
4 Círculo de Oração é reconhecido como patrimônio imaterial do Rio
5 Advogado dispara: 'Foi o último suspiro. A sentença já está pronta'