STF: Moraes pede à PF oitiva de Hamilton Mourão com urgência
Depoimento de Jair Bolsonaro e outros réus da suposta trama golpista será este ano
Pleno.News - 03/06/2025 16h29 | atualizado em 03/06/2025 17h26

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (3), em Brasília, que o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) seja ouvido pela Polícia Federal no prazo de 15 dias.
A determinação atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi feita para apurar se o parlamentar foi influenciado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes do depoimento prestado no dia 23 de maio na ação penal da suposta trama golpista.
Na semana passada, o portal Metrópoles informou que Bolsonaro deu um telefonema para Mourão antes do depoimento ao Supremo. Segundo a publicação, o ex-presidente teria pedido que Mourão reforçasse que ele não teve participação nos fatos.
Mourão prestou depoimento como uma das testemunhas de defesa de Bolsonaro e dos generais Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, réus do núcleo 1 da suposta trama golpista.
Durante o depoimento, o senador disse que nunca participou de reuniões com Bolsonaro para tratar da decretação de medidas de exceção no país.
Mourão também negou que tenha presenciado ou tomado conhecimento de reuniões com teor golpista no fim do governo anterior.
INTERROGATÓRIOS
Nesta segunda-feira (2), Alexandre de Moraes marcou para 9 de junho os depoimentos de Jair Bolsonaro e mais sete réus na ação da suposta trama golpista. Os interrogatórios serão feitos presencialmente na sala de julgamentos da Primeira Turma do STF.
*Agência Brasil
Leia também1 Sóstenes se solidariza com Carla Zambelli, após ela deixar o país
2 Condenada pelo STF, Zambelli deixa o Brasil e vai para a Europa
3 Bolsonaro lembra de Randolfe pedindo impeachment de Moraes
4 Eduardo: Inquérito no STF quer me tirar das eleições de 2026
5 PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto