Leia também:
X Elon Musk comenta invasões ao STF, Planalto e Congresso

Moraes manda que hotéis do DF entreguem lista de hóspedes

Lista deve conter nomes de pessoas que chegaram a partir do dia 5 de janeiro

Paulo Moura - 09/01/2023 09h54 | atualizado em 09/01/2023 10h32

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que os hotéis do Distrito Federal entreguem listas com a identificação dos hóspedes que chegaram a Brasília a partir da última quinta-feira (5). A determinação faz parte da decisão que ordenou uma série de medidas a serem tomadas após as invasões a prédios oficiais em Brasília.

– [Determino] à Polícia Federal que obtenha todas as imagens das câmeras do Distrito Federal que possam auxiliar no reconhecimento facial dos terroristas que praticaram os atos do dia 8 de janeiro, [e] junto a todos os hotéis e hospedarias do Distrito Federal, a lista e identificação de hóspedes que chegaram ao Distrito Federal a partir da última quinta-feira – destacou o magistrado.

Na decisão, Moraes declarou que houve “omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.

No mesmo ato, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias. A decisão foi tomada no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Na decisão, Moraes declarou que os atos realizados neste domingo (8), quando os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e vandalizados, só podem ter tido a anuência do governo do Distrito Federal, uma vez que os preparativos já seriam conhecidos.

Moraes também determinou o fim do acampamento instalado na frente de áreas militares ao redor do Brasil, com uma operação que deve ser realizada pelas Polícias Militares dos estados e DF, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal, se necessário. Os comandantes militares dos QGs deverão dar o auxílio que for preciso para o efetivo cumprimento da medida.

Leia também1 Torres rebate acusações de que foi conivente com invasão no DF
2 Moraes ordena desocupação de acampamentos em todo o Brasil
3 Moraes ordena afastamento do governador do Distrito Federal
4 Bolsonaro se manifesta sobre atos no DF e repudia fala de Lula
5 Veja nossa galeria de imagens e saiba tudo sobre os atos no DF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.