Leia também:
X Mais 54 manifestantes são denunciados pela PGR por atos

Moraes manda PF enviar ao TSE minuta achada na casa de Torres

Com pressa, Moraes estabelece prazo de 24 horas para envio

Marcos Melo - 23/01/2023 17h21 | atualizado em 23/01/2023 18h42

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: EFE/Joédson Alves

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta segunda-feira (23), que a Polícia Federal (PF) envie a minuta de decreto para instaurar Estado de Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento foi encontrado na residência do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Anderson Torres. O prazo estipulado por Moraes para o envio é de 24 horas.

A cópia do documento deve ser dirigido para compor os autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral que tramita no TSE e apura o possível abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação na campanha pela reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Se condenado, o ex-presidente pode ficar inelegível por oito anos.

A Polícia Federal (PF) encontrou na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, no dia 10 de janeiro, uma minuta de um decreto para instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida pode ser interpretada como inconstitucional.

Minuta é uma forma de esboço de decreto que só ganha validade se assinado pelo presidente da República e publicado do Diário Oficial da União (DOU). Essa medida carece de aprovação do Congresso Nacional.

O rascunho de decreto fala sobre reestabelecimento da lisura do processo eleitoral, mesmo que as suspeitas de fraude apontadas pelo ex-presidente não tenham sido provadas.

ESTADO DE DEFESA
Na Constituição Federal há prerrogativa do presidente da República decretar estado de defesa para preservar ou restabelecer a ordem pública ou a paz social que estejam sob ameaça de grave e iminente instabilidade institucional ou quando castigadas por calamidades de grande proporções na natureza.

O ato tem de ser enviado ao Congresso Nacional em 24 horas e precisa de aprovação por maioria absoluta.

Leia também1 Ibaneis Rocha entrega celular à PF: "Demonstração de boa-fé"
2 Indicado por Moraes quer punição exemplar para militares
3 Em 2023, Senado tem 2 pedidos de impeachment contra Moraes
4 Colunista do Wall Street Journal: STF é ameaça pior que atos no DF
5 Moraes marca novo depoimento de Anderson Torres para o dia 2

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.