Moraes manda bloquear contas bancárias de Allan dos Santos
Ministro do STF determinou a prisão e a extradição do jornalista
Henrique Gimenes - 21/10/2021 16h39 | atualizado em 21/10/2021 17h31

Além de autorizar a prisão preventiva do jornalista Allan dos Santos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou também o bloqueio das contas bancárias do fundador do site Terça Livre. Outras medidas determinadas pelo ministro foram a desmonetização de canais e o bloqueio de perfis nas redes sociais.
A decisão de Moraes atende a uma solicitação da Polícia Federal (PF). Outras medidas determinadas pelo ministro são a inclusão do nome do jornalista na lista da Difusão Vermelha da Interpol e que o Ministério da Justiça inicie o processo de extradição dele, já que Allan dos Santos está nos Estados Unidos.
De acordo com o portal G1, a PF informou ao STF que “aparentemente, o objeto econômico do grupo [de Allan] é obter financiamento com verbas públicas para a propagação de ideias antidemocráticas e contra o regime democrático brasileiro e o Estado de Direito”.
Allan é alvo de dois inquéritos no STF: um que investiga a suposta divulgação de fake news e ataques a ministros da Corte e um outro que aponta a possível atuação de uma “milícia digital” que estaria conspirando contra a democracia.
Leia também1 Alexandre de Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos
2 CPI: Senadores pressionam Aras sob ameaça de impeachment
3 Defesa de Silveira pede cirurgia sob risco de danos irreversíveis
4 STF rejeita ação do PSOL contra militares americanos no Brasil
5 Ministro Fux nega pedido de Silveira para afastar Moraes