Leia também:
X Jefferson vira réu por tentativa de homicídio contra policiais

Moraes libera contas de mais 3 deputados, mas manda remover de vídeo de Zambelli

Coronel Tadeu, José Antonio dos Santos Medeiros e Cabo Gilberto tiveram liberados seus perfis de redes sociais

Pleno.News - 09/12/2022 20h07 | atualizado em 12/12/2022 15h55

Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE Fotos: LR Moreira/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a reativação de contas de mais três deputados que divulgaram supostas “mensagens atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito”. A decisão assinada nesta quinta-feira (8), atinge os perfis de Coronel Tadeu, José Antonio dos Santos Medeiros e Cabo Gilberto.

Antes, o magistrado já havia liberado as contas dos parlamentares Major Vitor Hugo e Marcel Van Hattem e dos deputados eleitos Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer.

As ordens de desbloqueio das contas foram publicadas no mural do Tribunal Superior Eleitoral desta quinta. Caso os parlamentares voltem a publicar conteúdos já derrubados pela Corte ou postarem outras “mensagens atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito” terão de arcar com multa de R$ 20 mil. O valor poderá, inclusive, ser descontado diretamente dos salários pagos pela Câmara.

Também foi divulgado nesta quinta, despacho em que Moraes determina ao YouTube e ao Instagram a remoção imediata de publicações que divulgaram vídeo da deputada Carla Zambelli contra a “integridade e a normalidade do processo eleitoral”.

No documento, o ministro diz que o perfil do marido da parlamentar Coronel Aginaldo, tem sido usado para “postagens da deputada em descumprimento a decisão judicial” – o perfil de Zambelli está suspenso por ordem do TSE.

Na segunda (5), o TSE publicou despacho em que Alexandre de Moraes negou o pedido da deputada para reativar suas redes sociais. Na ocasião, o magistrado retirou o sigilo do procedimento que tramita contra a deputada no TSE. Foi no bojo da mesma petição que o presidente da Corte eleitoral derrubou vídeos gravados pela deputada e divulgados em outros perfis nas redes sociais.

No novo despacho, o ministro destacou que “a divulgação, consciente e deliberada de informações falsas sobre a atuação da Justiça Eleitoral ou das autoridades ou servidores que a compõem, atribuindo-lhes, direta ou indiretamente, comportamento fraudulento ou ilícito, implica na promoção de desordem informativa que prejudica, substancialmente, a realização de seus correspondentes encargos institucionais”.

– É evidente que a manifestação pública detectada possui potencial para tumultuar o processo eleitoral, na medida em que, implicitamente, incentiva comportamentos ilegais e beligerantes, atraindo, como consequência, a possibilidade de altercações ou episódios potencialmente violentos – ressaltou.

*AE

Leia também1 Na madrugada, primeira-dama posta mensagem de fé
2 Jefferson vira réu por tentativa de homicídio contra policiais
3 Lewandowski deve deixar o STF antes do prazo, diz emissora
4 Lula admite preocupação com oposição que irá enfrentar
5 Miriam Leitão critica escolha de Lula para ministros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.