Leia também:
X Com picanha e sem celulares, Lula faz churrasco no Alvorada

Moraes, Gilmar e Lewandowski participam de churrasco de Lula

Evento foi promovido no Palácio da Alvorada

Thamirys Andrade - 27/05/2023 13h27 | atualizado em 29/05/2023 16h58

Lula e Moraes Foto: Ricardo Stuckert

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estiveram presentes no churrasco oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o alto escalão do governo, no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (26). Tratam-se de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Além dos magistrados, também marcou presença o ministro aposentado da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, que deixou o Supremo no último dia 11 de abril.

O churrasco, marcado com pouca antecedência, reuniu 9 dos 37 ministros de Lula. Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) não passaram pelo Alvorada. Marina disse não ter ido ao churrasco, porque já tinha uma confraternização marcada antes, na casa do novo presidente do ICMBio, Mauro Pires.

Marina e Sônia tiveram uma semana conturbada após suas pastas serem esvaziadas pelo Parlamento via Medida Provisória, sem resistência do governo.

Estiveram presentes os ministros Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Margareth Menezes (Cultura), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luiz Marinho (Trabalho).

Segundo a CNN, o principal objetivo do churrasco seria tratar de pautas no Congresso, “suavizar a semana tensa” e celebrar a aprovação da nova regra fiscal. Para isso, também foram convidados líderes do governo no Senado e na Câmara: Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE), respectivamente.

Causou estranhamento no Congresso, contudo, o fato de Lula não ter chamado os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de acordo com o Estadão.

Leia também1 Maduro deve vir ao Brasil para encontro na próxima semana
2 Marina diz que permanência em ministério é decisão de Lula
3 Bolsonaro diz que CPMI do 8/1 é movimento importante
4 "Traidor da pátria", diz senador Marcos do Val sobre Moraes
5 Telegram indica ao STF novo representante legal no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.