Moraes diz ser contra mandato para ministro do STF
Declarações foram dadas durante coletiva, nesta sexta-feira
Pleno.News - 31/03/2023 15h12 | atualizado em 31/03/2023 16h28

Nesta sexta-feira (31), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ser contra mandatos para ministros da Corte. Ele deu declarações durante uma entrevista coletiva depois de uma palestra na Fundação FHC e defendeu a vitaliciedade como garantia de maior independência e autonomia dos ministros. As informações são do jornal O Globo.
– Eu entendo, e isso no mundo todo ocorre, que só há mandato quando uma corte é somente um tribunal constitucional. Quando acumula as funções de tribunal constitucional com tribunal jurisdicional, que julga casos concretos, como ocorre no Supremo Tribunal Federal no Brasil, a vitaliciedade é a garantia que prevê uma maior independência e autonomia dos ministros. Portanto, entendo que deva permanecer a vitaliciedade dos ministros do Supremo Tribunal Federal – disse o magistrado.
Uma PEC, que visa o mandato a ministros, foi apresentada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e aguarda votação no Senado. O projeto fixa o prazo de atuação no STF em oito anos, sem direito à recondução.
Leia também1 Contas do governo registram pior fevereiro da série histórica
2 Câmara vai investigar fraude em nomeação de piloto de Juscelino Filho
3 Economista diz que arcabouço fiscal do governo Lula é "frágil"
4 Governo federal publica decreto de programação orçamentária
5 Criticado, governo Lula recua e diz que vai tirar sigilo de visitas