Leia também:
X Documento sigiloso: Vice-PGR denuncia abusos de Moraes

Moraes diz que inelegibilidade de Bolsonaro era prevista

O ministro se refere a um alerta dado pelo TSE em 2021 aos pré-candidatos

Pleno.News - 30/06/2023 21h28 | atualizado em 03/07/2023 12h45

Ministro Alexandre de Moraes Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi o último a dar seu voto no julgamento que declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro como inelegível pelos próximos oito anos.

Ao votar contra o ex-chefe do Executivo, Moraes deixou claro que a inelegibilidade estava prevista desde 2021, quando a Corte Eleitoral deixou claro que não iria admitir “extremismo criminoso e notícias fraudulentas” nas eleições de 2022.

O ministro disse que, ciente de que poderia perder os direitos políticos, a defesa de Bolsonaro não pôde dizer, no processo, que desconhecia o crime de abuso de poder político.

– Não há como alegar desconhecimento do que é abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A corte já havia definido isso. Todos os candidatos tinham consciência dos parâmetros estabelecidos e que deveriam ser observados nas eleições de 2022 – afirmou.

Moraes declarou ainda que o crime foi cometido por Bolsonaro ao fazer a reunião com os embaixadores e ainda por ter divulgado o evento nos meios de comunicação oficiais do governo.

Votaram pela inelegibilidade de Bolsonaro os ministros Benedito Gonçalves (relator), Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Contra a cassação dos direitos políticos votaram Raul Araújo e Nunes Marques.

Leia também1 Documento sigiloso: Vice-PGR denuncia abusos de Moraes
2 Senador protocola projeto de lei para anistiar Jair Bolsonaro
3 Inelegível, Bolsonaro comenta: "Não é o fim da direita no Brasil"
4 Janones volta a defender que 'bolsonarismo' seja crime no país
5 Marcel van Hattem comenta a decisão do TSE: "Ditadura"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.