Leia também:
X Volta da gratuidade de mala de até 23 kg é aprovada na Câmara

Moraes determina que Anatel derrube site de Allan dos Santos

Decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal na última sexta-feira

Paulo Moura - 27/04/2022 08h26 | atualizado em 27/04/2022 09h20

Allan dos Santos na CPMI das Fake news Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promova a retirada do ar do site allandossantos.com, que pertence ao jornalista Allan dos Santos, em todo o Brasil. A decisão foi tomada na última sexta (22), mas ainda era possível acessar o site nesta terça-feira (26).

– A intimação imediata do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Wellisch, para que adote imediatamente todas as providências necessárias para a completa retirada do site www.allandossantos.com de funcionamento no território brasileiro – determinou o ministro.

Allan, que está desde agosto de 2020 nos Estados Unidos, teve ordem de prisão determinada por Moraes em outubro do ano passado. A medida foi tomada no inquérito aberto pelo ministro, em julho de 2021, para apurar a existência de uma suposta “organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político”.

Na época, Moraes também requisitou a remoção de todas as contas de Allan dos Santos nas redes sociais, o bloqueio de suas contas bancárias e da empresa de mídia Terça Livre, o que levou ao encerramento da plataforma. Em fevereiro deste ano, o Telegram bloqueou diversas contas do jornalista após Alexandre de Moraes ameaçar suspender a plataforma no Brasil.

Em março, Moraes efetivamente determinou o bloqueio da rede social, o que só foi revertido após o cumprimento de uma série de exigências por parte do Telegram, que incluíam a derrubada de contas de Allan dos Santos.

Na próxima sexta-feira (29), o STF começará a julgar, em plenário virtual, o pedido de habeas corpus em favor do jornalista Allan dos Santos. Devem ser julgados ainda os bloqueios bancários e a proibição da criação de contas em redes sociais. O prazo final para a apresentação dos votos dos ministros é 6 de maio.

Leia também1 Volta da gratuidade de mala de até 23 kg é aprovada na Câmara
2 Galvão Bueno volta a falar sobre despedida da Rede Globo
3 TSE manda o PSDB devolver R$ 4 milhões do Fundo Partidário
4 Bolsonaro sobre Lula e Deolane: "Feitos um para o outro"
5 Malafaia: PT contratou advogado para processar pastores

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.