Moraes determina a prisão definitiva de Carla Zambelli
Ministro mandou comunicar a Câmara sobre a perda de mandato da deputada
Marcos Melo - 07/06/2025 17h34 | atualizado em 09/06/2025 18h07

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou neste sábado (7) que o Ministério da Justiça formalize um pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A parlamentar, condenada a dez anos de prisão, se encontra na Itália. O magistrado também determinou que a Câmara dos Deputados seja comunicada imediatamente sobre a perda de mandato dela, decidida por Moraes, que também converteu a prisão preventiva da deputada em definitiva.
A medida normalmente teria que ser decidida pelos deputados. Porém, a jurisprudência do STF é que se a pena for superior a 120 dias de prisão em regime fechado, o próprio tribunal pode determinar a medida, porque a Constituição prevê que o deputado perderá o mandato se faltar a um terço das sessões.
Nesta sexta-feira (6), a Primeira Turma da Suprema Corte negou, por unanimidade, um recurso impetrado pela defesa da congressista contestando sua condenação, que ocorreu no mês passado. O ministro, então, decidiu encerrar a ação penal e determinou a prisão definitiva de Zambelli e do hacker Walter Delgatti Neto, que foi condenado a oito anos e três meses de prisão. Ambos estavam inseridos na mesma ação.
ZAMBELLI AFIRMA QUE SE APRESENTARÁ À JUSTIÇA ITALIANA
Nesta sexta-feira, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) disse que planeja se antecipar e se apresentar voluntariamente às autoridades italianas.
– Vou declarar os meus dados para pegar os documentos. Estou aqui de boa-fé. Estou aqui por conta de uma perseguição política. Vou provar isso. Fui condenada sem provas. Na outra condenação, de cinco anos, foi ridícula, porque eu tinha porte legal. Eles me condenaram por porte ilegal. Eu quero provar isso aqui e buscar refúgio na Itália – falou Zmabelli à CNN Brasil, de quem são as informações.
A parlamentar licenciada falou ainda que respeita a Justiça italiana. Ela apontou que não reconhece legitimidade nas decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Leia também1 O que vai acontecer com Zambelli após STF manter condenação
2 Carla Zambelli afirma que se apresentará à Justiça italiana
3 Por unanimidade, STF mantém condenação de Carla Zambelli
4 Recurso de Carla Zambelli será julgado no STF nesta sexta-feira
5 Moraes instaura novo inquérito contra Carla Zambelli