Leia também:
X Gabinete de Transição começa a revelar nomes; confira

Moraes define multa de R$ 100 mil/hora a quem bloquear vias

O ministro mandou punir bloqueios em todo o país e identificar financiadores

Pleno.News - 11/11/2022 17h19 | atualizado em 14/11/2022 17h39

Alexandre de Moraes Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu para todo o país, a ordem para que a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militares dos estados desobstruam vias bloqueadas por manifestantes inconformados com o resultado das urnas. O ministro viu “persistência de atos criminosos, contrários à democracia, ao Estado de Direito, às Instituições e à proclamação do resultado das eleições”.

A decisão estabelece que todos os veículos utilizados nos atos, em todo território nacional, sejam identificados e multados em R$100 mil por hora, conforme a decisão chancelada pelo STF. O magistrado ainda determinou a identificação de empresas e pessoas que conferem apoio logístico e financeiro aos atos que seguem interditando vias.

No despacho, o ministro diz ter levado em consideração diversas informações juntadas aos autos no processo no qual o Supremo, por unanimidade, determinou à PRF, à PF e às PMs que adotassem todas as medidas necessárias para desobstruir vias tomadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. No bojo do processo, Alexandre tem recebido petições de órgãos de diferentes estados noticiando bloqueios verificados mesmo após a decisão da Corte máxima.

Assim como em tais decisões, Moraes apontou no despacho assinado nesta sexta-feira (11) que a atuação das polícias deve “resguardar a ordem no entorno e, principalmente, a segurança dos pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento ilegal que porventura venham a se posicionar em locais inapropriados em vias públicas ou no entorno de prédios públicos”.

*AE

Leia também1 Ministeriáveis de Lula incluem ex-carcereiro e condenados
2 Jornalista da Globo News ataca mercado financeiro
3 Hang exibe provas de que Havan não participou de manifestações
4 Ex-ministro da Fazenda diz que Lula não deve falar de economia
5 PF abre inquérito para investigar conduta de diretor-geral da PRF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.