Leia também:
X Gilmar: “A gente estava sendo governado por gente do porão”

Moraes defende regulamentação das redes sociais

Segundo o ministro, as plataformas são utilizadas sobretudo pelos apoiadores de Bolsonaro

Pleno.News - 03/02/2023 13h02 | atualizado em 03/02/2023 13h44

Ministro Alexandre de Moraes Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes defendeu, nesta sexta-feira (3), a adoção de novos mecanismos de regulamentação das redes sociais. Segundo ele, que integra o Supremo Tribunal Federal (STF) e preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as plataformas são utilizadas sobretudo pelos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) para fazer “lavagem cerebral”.

– A responsabilização por abusos na veiculação de notícias fraudulentas e discurso de ódio – nas redes sociais – não pode ser maior nem menor do que no restante das mídias tradicionais – afirmou o ministro, que participou virtualmente do evento Brazil Conference Lisboa, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Moraes argumentou que a “lavagem cerebral” transforma as pessoas em “zumbis”, e, segundo ele, é uma estratégia proposital formulada inicialmente pelos admiradores de Bolsonaro norte-americanos após a chamada Primavera Árabe.

O termo, usado pelo ministro, trata-se de um movimento popular de enfrentamento a regimes autoritários que teve início na Tunísia, em 2010, e se espalhou por outras nações no norte da África e Oriente Médio.

Além da regulamentação das redes, o ministro afirmou que as depredações às sedes dos Três Poderes realizadas por manifestantes, em 8 de janeiro, deixa uma lição, para o futuro, sobre a necessidade de formulação de mecanismos para proteger a democracia de ataques internos. O ministro citou dispositivos como a decretação de Estado de Sítio e de Estado de Defesa como proteções contra investidas externas, mas alertou sobre políticos que tentam “corroer a democracia” por dentro.

– Temos dispositivos para lidar com agressões externas à democracia, mas como tratar da corrosão da democracia quando isso vem de políticos populistas que atacam internamente as instituições? – afirmou.

ZUMBIS
No mesmo evento, o ministro Gilmar Mendes decano do STF, afirmou que os ataques à democracia partem de “zumbis consumidores de desinformação”. Os atos, em Brasília, foram um tema recorrente no encontro e repudiado por todos os ministros do STF presentes.

Nenhum deles citou o ex-presidente da República, mas o ministro Luís Roberto Barroso, também presente no evento, associou os eventos do 8 de janeiro ao estilo “Roberto Jefferson e Daniel Silveira” de fazer política.

LEWANDOWSKI
Questionado sobre a tese de Moraes em relação às redes sociais, o ministro do STF Ricardo Lewandowski, que assim como Gilmar Mendes participou presencialmente do seminário, não só concordou com o colega como disse considerar a medida “urgente”. Ele avaliou que uma atitude nesse sentido deve ser tomada não apenas individualmente por cada país, mas a nível internacional.

– Eu penso que essa é uma necessidade urgente, nós precisamos regulamentar as redes sociais, sobretudo para que não sejam disseminadas mensagens de ódio, de preconceito, e também as fake news. Mas estou convencido de que, embora seja importante que os distintos países ou Estados soberanos editem regulações nesse sentido, é preciso que haja a regulamentação a nível internacional – afirmou.

*AE

Leia também1 Gilmar: "A gente estava sendo governado por gente do porão"
2 Moraes reage a falas de do Val e ironiza: "Operação Tabajara"
3 Dono formal do sítio de Atibaia foi convidado para posse de Lula
4 Cristiano Zanin quer R$ 150 mil de empresário que o ameaçou
5 "Cheguei constitucionalmente ao poder", afirma Michel Temer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.