Leia também:
X Gonet pede ao STF que reabra inquérito contra Jair Bolsonaro

Moraes dá liberdade provisória a ré do 8/1 que relatou depressão

Decisão do ministro do STF atende ao pedido da PGR, que se manifestou favoravelmente à soltura

Pleno.News - 15/10/2025 21h39 | atualizado em 16/10/2025 13h07

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira (15), a liberdade provisória de Alexsandra Aparecida da Silva, ré presa por participação nos protestos de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi motivada por problemas de saúde.

Alexsandra estava detida desde julho deste ano, em Varginha, no sul de Minas Gerais. A defesa solicitou a revogação da prisão preventiva alegando que ela apresenta um quadro de depressão, com episódios de ansiedade e crises de pânico, além de estar com suspeita de nódulos nos seios.

Segundo os advogados, Alexsandra participou das manifestações em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília (DF), mas não esteve presente nos atos de invasão de 8 de janeiro.

Moraes atendeu ao pedido de liberdade provisória, considerando que a fase de instrução processual foi encerrada e a ação penal está pronta para julgamento. O ministro entendeu que não há mais razões para manter a prisão, já que não existem indícios de que a ré possa atrapalhar o processo ou represente risco à ordem pública.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou favoravelmente à soltura, embora tenha alertado que os documentos médicos apresentados pela defesa não contêm diagnóstico formal das doenças mencionadas.

– A necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito à liberdade não aponta a permanência das razões para a manutenção da medida cautelar extrema – destacou Moraes na decisão.

Com a decisão, Alexsandra será liberada, mas terá que cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, comparecer todas as segundas-feiras à Vara Única da Comarca de Paraguaçu e não pode sair do Brasil.

*AE

Leia também1 Deputadas federais do Acre batem boca: "Suma da Câmara"
2 STF: PGR defende arquivamento de ação de petista contra Tarcísio
3 Barroso passa mal e é levado ao hospital para realizar exames
4 Sessão do Congresso sobre vetos está mantida, diz Tereza Cristina
5 Daniela Lima comenta demissão da Globo: “Uma porrada”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.