Leia também:
X Alckmin vira réu por lavagem de dinheiro e corrupção

Moraes amplia bloqueio de contas de aliados de Bolsonaro

Ministro do STF determinou que Twitter suspendesse perfis de conservadores também fora do Brasil

Henrique Gimenes - 30/07/2020 21h12 | atualizado em 30/07/2020 21h52

Ministro Alexandre de Moraes Foto: STF/Carlos Moura

Nesta quinta-feira (30), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ampliar sua decisão que bloqueou as contas de Twitter de aliados do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, a rede social estendeu o bloqueio dos perfis também fora do Brasil.

A medida ocorre após os influenciadores conservadores terem burlado o bloqueio de Moraes usando “brechas tecnológicas”. Eles haviam trocado a localização das contas, o que permitia a seus seguidores acessar o conteúdo.

Em sua decisão, Mores considerou que o Twitter havia cumprido a determinação de forma parcial e estabeleceu uma multa no valor de $ 20 mil por dia caso não ocorresse o bloqueio internacional.

Em nota, a rede social informou que “bloqueou as contas para atender a uma ordem judicial proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora não caiba ao Twitter defender a legalidade do conteúdo postado ou a conduta das pessoas impactadas pela referida ordem, a empresa considera a determinação desproporcional sob a ótica do regime de liberdade de expressão vigente no Brasil e, por isso, irá recorrer da decisão de bloqueio”.

A decisão de Alexandre de Moraes ocorre no inquérito que apura suposta propagação de notícias falsas e ameaças a ministros do Supremo.

Entre os principais nomes com as contas bloqueadas pela medida aparecem Sara Winter, Roberto Jefferson, Luciano Hang, Rodrigo Ribeiro, Edgard Corona, Otávio Fakhoury, Bernardo Küster, Edson Salomão e Allan dos Santos.

Leia também1 Em gesto nobre, Bolsonaro faz convite a João Doria
2 Debate entre Felipe e Barroso passa de 180 mil descurtidas
3 Toffoli manda Lava Jato de SP parar de investigar Serra
4 "Felipe Neto não é referência para guiar outras pessoas"
5 Dias Toffoli defende bloqueio de perfis nas redes sociais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.