Leia também:
X Lula envia Sonia Guajajara para o Festival de Cannes

Moraes acusa Jovem Pan de ser “braço de partido político”

Presidente do TSE afirmou que a emissora tem como modus operandi compartilhar desinformação

Marcos Melo - 18/05/2023 19h07 | atualizado em 19/05/2023 11h14

Alexandre de Moraes Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez uma grave acusação contra a emissora Jovem Pan durante sessão na Corte Eleitoral, nesta quinta-feira (18). Durante sua fala, o magistrado citou o veículo de comunicação como um exemplo de mídia tradicional que se deixou utilizar como “verdadeiro braço de partido político”.

– É um exemplo de como a mídia tradicional – e a Jovem Pan é uma mídia tradicional (…) – pode ser instrumentalizada e se permitir instrumentalizar, num procedimento e modus operandi participativo das mídias digitais, para compartilhar desinformação – declarou o ministro.

Ele enfatizou ainda que “a Jovem Pan se deixou e quis ser utilizada como verdadeiro braço de partido político”.

Alexandre de Moraes, neste caso, se referiu especificamente a um episódio, no ano passado, no qual a emissora exibiu uma entrevista com a candidata a vice-presidente de Simone Tebet, a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Na oportunidade, Gabrilli denunciou que o então candidato à Presidência, Luís Inácio Lula da Silva (PT), fez um pagamento de alto valor para que não atribuíssem a ele o assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, principalmente por se tratar de período eleitoral, o que causaria enorme prejuízo político.

Moraes afirmou que não se tratou de entrevista, na verdade, mas sim de “uma propaganda política negativa” e que “chamaram uma candidata a vice-presidente para produzir conteúdo falso”.

O ministro do TSE Carlos Horbach, relator da ação, concordou que não havia provas que associassem Lula ao assassinato de Celso Daniel, mas discordou de Moraes quanto à acusação feita à Jovem Pan, de produzir desinformação, já que “apenas repercutiram o acontecimento advindo da entrevista concedida à Jovem Pan, sem nenhuma desinformação, exatamente porque, de fato, a senadora fez as acusações”.

Leia também1 Marco Aurélio sobre cassação no TSE: "Julgamento combinado"
2 Senador Marcos do Val é intimado por Moraes e responde: "Dane-se"
3 TSE multa Zambelli e mais três por ligar Lula a caso Celso Daniel
4 Três indicados por Bolsonaro votaram para cassar Dallagnol
5 Votação para cassar Dallagnol durou 1 minuto e 6 segundos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.