Leia também:
X PT usa Zé Gotinha para pedir dinheiro e deputado move ação

Moraes abre inquérito contra dirigentes do Google e Telegram

Pedido de investigação foi feito pela PGR

Pleno.News - 12/05/2023 18h07 | atualizado em 12/05/2023 19h01

Alexandre de Moraes Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta sexta-feira (12), abrir inquérito para apurar a conduta de dirigentes do Google e do Telegram em relação ao PL da Censura (PL 2.630/2020).

O pedido de investigação foi feito nesta quinta (11) pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A medida foi tomada após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionar a procuradoria e solicitar a investigação. Para Lira, as redes sociais têm feito “contundente a abusiva” ação contra o projeto, que está em tramitação na Casa.

Pela decisão de Moraes, a Polícia Federal (PF) terá prazo de 60 dias para realizar as investigações.

No entendimento do presidente da Câmara, as empresas que operam as redes sociais utilizam “campanha de desinformação” e provocam a sobrecarga nos sistemas de tecnologia da informação da Câmara ao fomentar que os usuários pressionem os deputados por meio de link que remete ao portal da Casa na internet.

Na última quarta-feira (10), Moraes mandou o Telegram apagar uma mensagem enviada aos usuários da plataforma contra a aprovação do projeto de lei.

Na mensagem em massa disparada na última terça (9), o Telegram Brasil alega que o projeto de lei representa “um ataque à democracia”. Segundo a plataforma, o PL “concede poderes de censura” ao governo federal e cria um sistema de vigilância permanente que “matará a Internet moderna”, se o PL for aprovado pelo Congresso Nacional.

Moraes escreveu na decisão que o inquérito vai investigar os diretores que participaram da “campanha abusiva” contra o projeto.

– Defiro as diligências requeridas e determino a identificação e oitiva dos representados – todos os diretores e demais responsáveis da Google Brasil e Telegram Brasil que tenham participado da campanha abusiva contra o Projeto de Lei n. 2.630/2020 – decidiu.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Moraes falou em multar quem usasse Telegram após derrubada
2 PL: PGR pede inquérito contra diretores do Google e Telegram
3 Após criticar PL, Telegram posta mensagem redigida por Moraes
4 STF: Autoridades podem pedir dados diretamente a big techs
5 Leia na íntegra decisão de Moraes que derrubou o Telegram

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.