Leia também:
X STJ pode restringir tratamentos cobertos por planos de saúde

Deputado com doença rara toma posse na Câmara: “Histórico”

Patrick Dorneles diz que este é um momento especial para jovens e pessoas com deficiência, pela quebra de paradigmas

Pleno.News - 23/02/2022 10h39 | atualizado em 23/02/2022 11h08

Deputado com doença rara toma posse na Câmara, em “momento histórico” Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nesta terça-feira (22), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, empossou, durante sessão plenária, o deputado Patrick Dorneles (PSD-PB), que era suplente e assume vaga aberta com a licença do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). O parlamentar foi diagnosticado com Mucopolissacaridose IV-A ou síndrome de Môrquio-A.

Em seu discurso, o deputado explicou que tem “uma doença rara, grave, genética, multissistêmica e degenerativa”. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Dorneles afirmou que chega à Casa com “espírito de garra”. Ele destacou que, no seu curto mandato de quatro meses, pretende defender pautas como a implantação de uma unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Campina Grande (PB).

– Minha percepção me faz acreditar que esse é um momento histórico e especial para jovens e pessoas com deficiência, pela quebra de paradigmas. A luta pelos direitos já existentes e a busca por outros e também por estruturas que permitam o diagnóstico precoce e o tratamento qualificado e respeitoso para pessoas com deficiência e pessoas com doenças raras, como também o desenvolvimento de pesquisas no nosso país fazem parte dos meus propósitos – disse o parlamentar.

Dorneles também defendeu a aprovação de proposta que destina os recursos recuperados em processos de corrupção para investimento em saúde e pesquisas.

DOENÇA RARA
Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido. Estima-se que existam entre 6 mil e 8 mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo.

Leia também1 STJ pode restringir tratamentos cobertos por planos de saúde
2 Dinheiro esquecido: Saiba quais valores aparecerão em maio
3 Nikolas Ferreira sobre aborto na Colômbia: ‘Inferno em festa’
4 Saúde discute possibilidade de rebaixar Covid para endemia
5 Fachin toma posse no TSE com discurso em defesa das eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.