Leia também:
X Flávio reage após alteração no TSE impedir sua candidatura

Missão diz ser ‘vítima’ em filiação indevida de Flávio Bolsonaro

Partido presidido por Renan Santos diz que tentou avisar equipe do senador

Paulo Moura - 13/08/2026 14h58 | atualizado em 13/08/2026 16h54

Flávio Bolsonaro Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O partido Missão afirmou nesta quinta-feira (13) que foi “vítima de uma tentativa de filiação fraudulenta” de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que passou a constar como integrante da legenda no sistema da Justiça Eleitoral. O episódio impediu, até o momento, o registro da candidatura do senador à Presidência da República.

Segundo o Missão, a legenda identificou a filiação indevida e tentou cancelá-la no mesmo dia, mas o pedido foi rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido também afirma que comunicou o gabinete de Flávio sobre o caso em 2 de agosto.

A legenda apresentou prints de e-mails enviados ao gabinete do senador no Senado. Segundo o Missão, as mensagens foram encaminhadas no dia 2 e abertas pelo destinatário no dia 3, mas não receberam resposta.

O caso está sob análise do TSE e ganhou novas versões ao longo do dia. Inicialmente, a equipe de Flávio chegou a levantar a possibilidade de uma invasão aos sistemas eleitorais. O TSE afirmou, porém, que não houve hackeamento de sua plataforma e que o cadastro da filiação foi realizado por um representante do próprio Missão.

Em nota, o Missão afirmou que pretende levar o caso à Polícia Federal e ao TSE para identificar quem realizou a alteração e responsabilizar os envolvidos. A sigla também declarou que não tem interesse em receber Flávio entre seus filiados. Para o pleito deste ano, o partido tem Renan Santos como candidato à Presidência da República.

O deputado federal Kim Kataguiri, integrante do Missão, sustentou que a legenda foi alvo de um ataque hacker.

– Repudiamos o hackeamento e vamos acionar as autoridades para apurar o caso e punir os responsáveis. Eu, como presidente do conselho de ética do partido, jamais aceitaria a filiação de um corrupto inepto ligado ao crime organizado – afirmou.

SOBRE O CASO
Uma certidão emitida pelo TSE nesta quinta mostra que Flávio Bolsonaro passou a constar como filiado ao Missão nesta quarta (12). O documento também registra sua saída do PL na mesma data. Antes da alteração, o histórico da Justiça Eleitoral indicava que Flávio estava filiado ao PL desde novembro de 2021.

A mudança indevida criou um problema para o registro da candidatura do senador porque Flávio foi oficializado pelo PL, enquanto as convenções partidárias terminaram em 5 de agosto. O prazo para registro das candidaturas termina às 19h deste sábado (15). Até lá, a defesa de Flávio terá de regularizar a situação partidária do senador para que sua candidatura possa ser formalmente registrada.

Leia também1 Possível hackeamento impede Flávio de registrar candidatura
2 TSE nega hackeamento e diz que foi o Missão quem filiou Flávio
3 Flávio reage após alteração no TSE impedir sua candidatura
4 Dino fala em "injustiças" após ação contra fonte de jornalista
5 'Não tivemos isso nem no regime militar': diz ex-presidente do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.