Leia também:
X Sergio Moro critica Gilmar: “Ele decidiu, ele que assuma”

Míriam Leitão diz que defesas de Bolsonaro são “perversas”

Jornalista atacou falas do presidente em favor de família, Deus e nacionalismo

Camille Dornelles - 21/01/2020 12h30 | atualizado em 21/01/2020 13h01

Míriam Leitão atacou Bolsonaro por causa de Alvim Foto: Reprodução

A jornalista Míriam Leitão atacou, em sua coluna no jornal O Globo no sábado (18), o governo Bolsonaro usando como pano de fundo a demissão do secretário especial da Cultura, Roberto Alvim. O governista foi exonerado um dia depois de ter publicado um vídeo semelhante a pronunciamentos do ministro nazista Joseph Goebbels.

Apesar da resposta rápida do presidente, Leitão disse que o pensamento de Alvim tinha espaço dentro do governo. Ela usou seu discurso para criticar a defesa a valores conservadores e cristãos.

– Tanto na transmissão, quanto no vídeo em que declamou Goebbels, o ex-secretário fez um movimento recorrente neste governo, que é se apropriar politicamente do sentimento de família, do amor à pátria e da devoção a Deus. Como se Deus, a família, e o país fossem monopólios do atual governo e só agora estivessem sendo defendidos. Esta é a estratégia mais perversa para falar com uma parte grande da população, capturar evangélicos, manipular as pessoas como se esse governo fosse a encarnação dos valores do cristianismo – escreveu.

Ela também criticou o presidente Jair Bolsonaro ao falar sobre uma transmissão ao vivo que ele fez com ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o ex-secretário de Cultura. A jornalista chamou o presidente de totalitário.

– O que Bolsonaro disse na transmissão foi em reescrever a história do Brasil, como todos os projetos totalitários fizeram. A cultura sob encomenda, a arte fabricada para um projeto de poder, a história reescrita e num governo que exalta torturadores. O secretário se foi, mas todo o projeto ficou. A questão central é simples: Roberto Alvim não estava só, nem falava sozinho – acusou.

Leia também1 Malafaia desafia colunistas: "Não vão falar do Lula?"
2 Míriam Leitão ataca discurso de Bolsonaro e é retrucada
3 Damares expõe intolerância e dá bronca em Míriam Leitão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.