Leia também:
X Oposição vai interditar pautas no Congresso até leitura da CPMI

Leitão aponta “trapalhadas” na visita de Lula à China

Segundo jornalista, petista "errou ao falar e ao não falar"

Pleno.News - 18/04/2023 21h49 | atualizado em 19/04/2023 11h17

Míriam Leitão Foto: Reprodução/TV Globo

Míriam Leitão fez comentários sobre o que chamou de “declarações infelizes de Lula” na China. A avaliação da jornalista foi publicada, no último domingo (16), no jornal O Globo.

O texto foi intitulado As trapalhadas na visita à China. Segundo Míriam, o petista “errou ao falar e ao não falar”. Ela observou ainda que o atual presidente brasileiro “fez improvisos infelizes, que mostraram pouca sabedoria para lidar com as relações internacionais”.

– O presidente Lula estava com tudo preparado para ganhar a visita à China, mas errou ao falar e ao não falar. Não quis dar entrevista à imprensa brasileira, hábito que até os ditadores militares seguiam quando em viagem ao exterior. No dia seguinte, pediu desculpas. Fez improvisos infelizes, que mostraram pouca sabedoria para lidar com as relações internacionais. (…) Não é necessário dar gritos de independência em relação aos Estados Unidos, só por estar em solo chinês – escreveu.

A jornalista fez uma avaliação negativa do que Lula disse sobre o dólar. Ao defender o uso de moedas locais entre as economias que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Lula sugeriu uma moeda alternativa não apenas para as transações comerciais, mas também uma opção para driblar as sanções impostas pelos americanos.

– A declaração do presidente contra o dólar não faz sentido algum. Ninguém precisa perder noite de sono se perguntando por que o dólar é a moeda mais usada no comércio internacional. Não existe qualquer obrigação de se transacionar com o dólar, mas tem sido a moeda de referência, porque tem mais liquidez e um emissor confiável. (…) É meio patético ficar na China mandando recados desaforados para os Estados Unidos. Não é uma questão de escolha entre a China e os Estados Unidos. O desejável é ter boas relações com ambos. Em outro momento infeliz, Lula atacou o FMI na posse da ex-presidente Dilma Roussef no comando do Banco do Brics, dizendo que a instituição “asfixia” os países. (…) De novo, é o Brasil se colocando em patamar inferior ao que já alcançou – destacou ainda Míriam Leitão.

No Twitter, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) reagiu ao que a jornalista escreveu.

– Sim, estamos todos envergonhados e apreensivos com as péssimas e temerosas declarações que este presidente deu lá na China – comentou.

Leia também1 Lula critica games: "Não falam de amor, mas ensinam a matar"
2 Pimenta nega recuo em relação à taxação de importados
3 Tereza Cristina critica invasões do MST: "Cenas surreais"
4 Ao lado de Lula, Pacheco defende a regularização das redes
5 Investigação sobre aquisição de móveis de luxo é arquivada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.