Ministros usam redes chinesas suspeitas de roubar dados
Estados Unidos, Canadá e outros países baniram o TikTok e Kwai dos dispositivos oficiais do governo
Leiliane Lopes - 20/04/2023 14h52 | atualizado em 20/04/2023 16h14

Vários países tomaram a decisão de banir aplicativos chineses como TikTok e Kwai nos dispositivos do governo pela suspeita de que eles roubam dados dos usuários e enviam para o governo chinês.
Na lista de países que impedem o alto escalão de utilizar esses aplicativos temos Reino Unido, Nova Zelândia, França, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Austrália, Índia, Holanda, Afeganistão e Noruega.
Mas o governo brasileiro não deve tomar a mesma medida, além de ter uma boa relação com o Partido Comunista da China, o próprio presidente Lula e 15 ministros do governo possuem contas oficiais no TikTok.
Obviamente que essas contas devem ser administradas pela comunicação de cada pasta, não no celular oficial dos ministros ou do próprio Lula. Ainda assim, a decisão do Brasil vai de encontro ao que os demais países estão escolhendo, com o objetivo de preservar assuntos estratégicos e evitar que a China tenha acesso a esses dados.
Os ministros de Lula que possuem contas no TikTok são: Rui Costa (PT), da Casa Civil; Fernando Haddad (PT), da Fazenda; Flávio Dino (PSD), da Justiça; Alexandre Silveira (PSD), da Minas e Energia; Geraldo Alckmin (PSB), da Indústria e Comércio; Paulo Pimenta (PT), da Comunicação; Márcio França (PSB), do Portos e Aeroportos; Anielle Franco, da Igualdade Racial; Simone Tebet (MDB), do Planejamento; Margareth Menezes, da Cultura; Sônia Guajajara (PSOL), dos Povos Indígenas; Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente; Wellington Dias (PT), do Desenvolvimento Social e Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.
Leia também1 Samuel Sabinno lança o single Deus Não Vai Deixar
2 'Instalação da CPMI é inevitável', garante André Fernandes
3 MST mantém ocupações, mesmo com "exigências" atendidas
4 Lula diz assistir futebol chinês, mas não há transmissão no BR
5 Colunista do Estadão diz que "governo tem crimes a esconder"