Leia também:
X Polícia apura se criança de 1 ano foi vítima de anestesista preso

Ministros de Lula usam avião da FAB para fim de semana em casa

Levantamento de colunista foi baseado em dados divulgados pela Aeronáutica

Pleno.News - 19/01/2023 11h23 | atualizado em 19/01/2023 13h51

Avião da FAB (Imagem ilustrativa) Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube Força Aérea Brasileira

Nos primeiros fins de semana do governo Lula, pelo menos cinco ministros fizeram uso de aviões oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a seus estados de origem. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Dados divulgados pela Aeronáutica apontam o uso das aeronaves oficiais tanto para que ministros pudessem ir a suas cidades natais, quanto para voltar a Brasília.

A maior parte deles viajou na sexta-feira e prolongou a estadia no fim de semana, voltando para a capital federal somente no domingo ou segunda-feira.

Entre os nomes citados, está a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela foi para o Rio de Janeiro nos dois primeiros fins de semana após sua nomeação.

– Na sexta (6/1), Nísia decolou às 17h10 para o Rio. Na cidade, teve apenas uma agenda no sábado (7/1): um encontro com Mario Moreira, presidente em exercício da Fiocruz, cargo ocupado por ela antes de virar ministra. Mesmo sem compromisso oficial no domingo (8/1), Nísia retornou a Brasília na manhã da segunda-feira (9/1). Segundo assessores, ela não voltou no domingo por causa das invasões golpistas daquele dia. No fim de semana seguinte, Nísia viajou ao Rio no início da noite da sexta (13/1). Na cidade, teve um encontro, no sábado (14/1), com pesquisadores da Rede Cegonha e só voltou a Brasília no domingo à noite – reportou a coluna.

Também foram citados o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a titular da Cultura, Margareth Menezes; o ministro da Justiça, Flávio Dino; e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Segundo a legislação, ministros de Estado somente podem fazer uso de aviões da FAB para irem aos seus domicílios por motivos de “segurança”. No entanto, a legislação também “abre uma brecha” para que os ministros possam viajar “a serviço” para agendas oficiais nas cidades onde moram e estiquem a estadia por alguns dias, voltando dias depois de FAB.

Uma exceção foi o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que viajou em um avião da FAB, no último dia 6, mas não fez a viagem de volta com as Forças Armadas. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que viajou no último dia 12, também não retornou a Brasília de FAB.

Leia também1 MPF cobra Moraes por não ter avisado sobre oitiva de Torres
2 Lula troca chefias regionais da PF e da PRF em diversos estados
3 Salário mínimo fica em R$ 1.302 ao menos até maio, diz ministro
4 Ministério da Cultura vai liberar quase R$ 1 bilhão da Lei Rouanet
5 Lula critica BC independente e fala da taxa de juros e inflação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.