Leia também:
X Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 39,9 milhões

Ministro Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal

Mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

Paulo Moura - 19/05/2021 08h11 | atualizado em 19/05/2021 10h08

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, são alvos de uma operação realizada pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (19), que apura exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e para a Europa. A PF cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ministro.

Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além das buscas, o membro da Suprema Corte determinou o afastamento de dez agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Ao todo, 160 policiais federais cumprem 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo. Moraes ainda determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal do ministro Salles e dos servidores do Ibama e a suspensão imediata da aplicação de um despacho, emitido em fevereiro de 2020, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de autorizações de exportação.

– Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e [na] Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020 – afirmou.

As investigações que resultaram na operação desta quarta-feira, batizada de Akuanduba, começaram em janeiro, segundo a Polícia Federal, a partir de informações “obtidas de autoridades estrangeiras” que noticiaram um “possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira”.

Leia também1 Justiça suspende instalação da 1ª escola cívico-militar em SP
2 Amigo de MC Kevin diz que viu as mãos do cantor escorregando
3 Evangélicos doam abrigos antibombas para israelenses
4 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 39,9 milhões
5 Covid: Filha de Nicette Bruno recebe alta após ficar intubada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.