Leia também:
X Padilha não descarta hipótese de Temer ser candidato

Ministro: ‘Intervenção no Rio vai respeitar direitos’

Segundo Torquato Jardim, da Justiça, estado não terá mandados de busca e apreensão coletivos

Henrique Gimenes - 20/02/2018 17h04

Ministro da Justiça, Torquato Jardim, diz que intervenção no Rio irá respeitar os direitos dos cidadãos Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse, nesta terça-feira (20), que a intervenção federal no Rio de Janeiro irá respeitar todos os direitos dos cidadãos. Ele afirmou ainda que não haverá mandados de busca e apreensão coletivos nas operações.

Com a intervenção, que foi assinada na sexta-feira (16), o comando das polícias Civil e Militar no estado, além da Secretaria de Administração Penitenciária e o Corpo de Bombeiros, será repassado às Forças Armadas. O presidente Michel Temer nomeou o general Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste, como interventor. Segundo ministro da Justiça, a sociedade terá seus direitos garantidos durante as operações realizadas.

– A intervenção federal não suspende nenhum direito fundamental. Portanto, a intervenção vai obedecer os princípios constitucionais. O que temos agora é procedimento. Serão assegurados todos os direitos e garantias. Eles serão todos observados no trato da questão da ordem jurídica – ressaltou.

Já na segunda-feira (19), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, apontou que poderia ser necessário o uso de mandados de busca e apreensão coletivos no Rio de Janeiro. Para ele, a medida seria necessária para a eficácia das operações. No entanto, Torquato Jardim explicou que os mandados não serão coletivos.

– Não há mandado coletivo, há mandado de busca e apreensão que, conforme a operação, se dedicará a um número maior de pessoas. Concordamos com o critério de que é preciso garantir o devido processo legal e é fundamental manter os direitos e garantias postas na Constituição. E esse é o grande norte – apontou.

Leia também1 Com 70 dias de atraso, Alerj inicia CPI dos Ônibus
2 Câmara aprova decreto de intervenção no Rio de Janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.