Ministro Flávio Dino quer ex-aluno dele na CCJ da Câmara
Escolhido pelo ministro é apadrinhado político desde os tempos em que Dino era governador
Paulo Moura - 29/01/2023 14h09 | atualizado em 30/01/2023 12h18
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já tem um nome preferido para fazer parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O escolhido é o deputado federal de primeiro mandato Duarte Junior (PSB-MA). A informação foi divulgada, neste domingo (29), pelo site O Antagonista.
Duarte Junior tem mantido diálogo constante com Dino e ajudou, inclusive, na construção do projeto que tem sido apelidado pelo governo de “Pacote da Democracia”. A medida inclui uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), uma Medida Provisória (MP) e dois projetos de lei que seriam respostas aos atos do dia 8 de janeiro, em Brasília.
O eleito de Flávio Dino para a CCJ já foi aluno do ministro na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e ingressou na política justamente pelas mãos do chefe da pasta federal de Justiça e Segurança Pública. Em 2015, por indicação de Dino, na época governador, Duarte Junior assumiu o Procon do Maranhão e ficou no cargo até 2018.
Em junho de 2021, ao ingressar no PSB, partido pelo qual Flávio Dino se elegeu senador pelo Maranhão, Duarte Junior teve a ficha abonada pelo padrinho político. Na ocasião, o apadrinhado do ministro de Lula estava em seu primeiro mandato como deputado estadual.
Leia também1 Moraes nega pedido que tentava suspender posse de deputados
2 Brasileira é presa na Indonésia com quase 4 quilos de cocaína
3 Impeachment: 2° pedido contra Lula é protocolado na Câmara
4 Consórcio de imprensa criado na pandemia de Covid chega ao fim
5 Presidente do Novo chama início de Lula de "show de horrores"