Leia também:
X Governadores do NE criticam, em carta, declaração de Marun

Ministro do Trabalho pede demissão do cargo

Ronaldo Nogueira afirmou que pretende disputar as eleições em 2018

Henrique Gimenes - 27/12/2017 19h07 | atualizado em 28/12/2017 10h36

Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pede demissão do cargo Foto: Agência Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (27), o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pediu demissão do cargo. O político tem a intenção de concorrer durante as eleições de 2018. A demissão deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) até o fim da semana.

O pedido de exoneração foi em uma carta enviada ao presidente. No texto, Ronaldo Nogueira afirma que “tem o sentimento de dever cumprido” em modernizar as relações de trabalho no Brasil.

O anúncio da demissão foi realizado após reunião com o presidente Michel Temer, que contou ainda com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e líder do partido na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes. Ronaldo Nogueira é filiado ao partido. O Palácio do Planalto informou que o nome do novo ministro ainda não foi definido.

Veja a íntegra da carta enviada ao presidente Michel Temer:

Senhor Presidente, estimado amigo Michel Temer:

Há passagens na vida de um homem que marcam definitivamente a sua história.

Servir ao país na qualidade de Ministro do Trabalho no governo diligentemente chefiado por Vossa Excelência certamente é um desses marcos.

Com perseverança e convicção, desde o primeiro dia de trabalho buscamos a meta estabelecida por Vossa Excelência: modernizar as relações de trabalho no Brasil.

Temos o sentimento de dever cumprido.

Sob sua orientação, entregamos à sociedade uma proposta de modernização da legislação trabalhista fruto do consenso, motivo pelo qual 5 das seis maiores centrais sindicais e as 3 maiores centrais de empregadores estiveram no ato de assinatura do projeto de lei enviado ao Congresso Nacional.

Com a vigência da Lei da Modernização Trabalhista quebramos 75 anos de imobilismo, e o futuro finalmente chegou em terras brasileiras. Saímos de um modelo de alta regulação estatal para uma forma moderna de autocomposição dos conflitos trabalhistas, colocando o Brasil ao lado das nações mais desenvolvidas do mundo.

A par disso, na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo do FGTS, em uma ação do conjunto do Governo, empreendemos a liberação de mais de 45 bilhões de reais do fundo aos trabalhadores brasileiros.

Como resultado de tudo isso, vemos a ampla retomada da empregabilidade, a maior de todas as preocupações desse governo que até a data de hoje tive a honra de participar.

Como decidi que apresentarei meu nome à elevada apreciação do povo gaúcho nas eleições do ano que vem, e de forma coerente com aquilo que sempre preguei, venho por meio desta pedir minha exoneração do cargo de Ministro de Estado do Trabalho.

Volto à Câmara dos Deputados, de onde continuarei a defender de forma aguerrida as reformas que modernizem a sociedade brasileira.

Pelo Rio Grande e pelo Brasil seguiremos irmanados nessa mesma luta.

Com meus mais sinceros votos de apreço, admiração e respeito, subscrevo-me cordialmente.

Brasília, DF, em 27 de dezembro de 2017.

Ronaldo Nogueira

Leia também1 Governadores do NE criticam, em carta, declaração de Marun
2 Temer: Se Previdência não for feita, próxima será radical

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.