Leia também:
X TRF-4 confirma condenação da esposa de Eduardo Cunha

Ministro do STF considera fala de Bolsonaro como “infeliz”

Presidente chamou manifestantes de "idiotas úteis" e "massa de manobra"

Henrique Gimenes - 16/05/2019 19h32

Ministro Marco Aurélio Mello Foto: Divulgação/STF

Nesta quinta-feira (16), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou as declarações feitas por Jair Bolsonaro sobre os protestos pela educação nesta quarta-feira (15). Para o ministro, o presidente foi “infeliz” ao chamar os manifestantes de “idiotas úteis” e “massa de manobra”.

– A qualificação que ele fez [dos manifestantes] foi infeliz, como foi infeliz também a divulgação da problemática do Moro [sobre uma futura indicação para o STF]. O exemplo vem de cima. A urbanidade, a respeitabilidade vem de cima – apontou.

Para Marco Aurélio, manifestações precisam ser levadas a sério porque elas acontecem “quando alguma coisa não vai bem”.

– Eu me lembro que uma vez eu fui o relator de um mandado de segurança em que o governador do Distrito Federal proibiu manifestações ruidosas na Praça dos Três Poderes. Aí eu citei até um grande jurista baiano, Caetano Veloso, ‘atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu’. Uma manifestação como se fosse um velório? Manifestação é quando alguma coisa não vai bem e é um direito da sociedade, do povo se manifestar. Nós administradores, homens públicos é que temos que rever o que está sendo feito – destacou.

Os protestos contra o contingenciamento de recursos da educação aconteceram em mais de 200 cidades no país. Somente no Rio de Janeiro, o público estimado foi de mais de 250 mil pessoas. Na cidade, no entanto, a passeata terminou em confusão com confronto entre a polícia e um ônibus queimado. Ao chegar a Dallas, nos Estados Unidos, ontem, o presidente criticou os manifestantes.

– Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais – ressaltou Bolsonaro.

Leia também1 Bolsonaro recebe prêmio de Personalidade do Ano nos EUA
2 Bolsonaro sobre protestos: "Só vi faixa de Lula Livre"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.