Ministro diz que privatização da Eletrobras “fez mal” ao país
Alexandre Silveira deu declarações durante coletiva, nesta terça-feira
Pleno.News - 15/08/2023 19h59 | atualizado em 16/08/2023 11h04
Nesta terça-feira (15), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou de uma coletiva de imprensa e falou sobre o apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal. Ele disse que seria leviano relacionar a privatização da Eletrobras diretamente à falta de luz que ocorreu mais cedo, mas afirmou que o processo de privatização “fez mal” ao país. As informações são do G1.
– Eu seria leviano em apontar que há uma causa direta com relação à privatização da Eletrobras. O que não posso faltar é com a coerência, a minha posição sempre foi essa e não vai deixar de ser é que um setor estratégico como esse deve ter a mão firme do Estado brasileiro – comentou.
Para Silveira, o setor é estratégico e deveria estar nas mãos do Estado.
– Primeiro que todos conhecem minha posição com relação à privatização. Um setor estratégico para segurança do país, inclusive para segurança alimentar, energética, como um setor elétrico de um país – em especial com as dimensão territorial do Brasil – na minha visão não deveria ser privatizado. (…) Minha posição é que a privatização da Eletrobras fez muito mal. Fez mal ao sistema afirmou.
O ministro defendeu ainda que os brasileiros perderam com a privatização.
– A Eletrobras era o braço operacional do setor elétrico brasileiro, responsável por mais de 40% da transmissão nacional, mais de 33% da geração do país (…). O braço operacional do setor elétrico realmente… Os brasileiros e brasileiras perderam muito com a privatização da Eletrobras.
Leia também1 STF derruba decisão de Barroso sobre prisão de pessoas trans
2 Moraes: TSE teve que "inovar para preservar democracia"
3 Lula sinaliza que pode indicar Paulo Gonet para o lugar de Aras
4 Após apagão, Janja usa rede para citar privatização da Eletrobras
5 Após Pix, Bolsonaro fará depósito judicial de R$ 1 mi para multas