Ministro defende presidente da Apex: “Lula não fala inglês”
Mauro Vieira deu declarações após ser questionado sobre o assunto durante uma sessão
Pleno.News - 24/05/2023 16h41 | atualizado em 24/05/2023 17h44
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, saiu em defesa de Jorge Viana (PT-AC) cuja posse como presidente da Apex-Brasil foi anulada, na última segunda-feira (22), pela Justiça Federal. A decisão ocorreu porque o político não é fluente em inglês, requisito considerado mínimo para a ocupação do cargo.
Em suas considerações, Vieira usou Lula (PT) como exemplo, segundo informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
– O presidente Lula não fala inglês e tem diálogo amplíssimo com todos os chefes de Estado, inclusive com um grau, quando há necessidade, de distensão, de relaxamento e até de amizade muito grande. Portanto, eu acho que não é necessário – comentou o ministro.
As declarações foram dadas quando Mauro Vieira foi questionado sobre o tema durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.
A decisão da Justiça Federal foi tomada a partir de uma ação movida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Viana foi nomeado por Lula em 3 de janeiro. Cerca de três meses depois, o ex-senador do Acre atuou para mudar o regramento interno e, dessa maneira, “legalizar” sua nomeação, de acordo com informações da Agência Estado.
Jorge Viana tem o prazo de 45 dias para comprovar fluência em inglês. A Advocacia-Geral da União (AGU) pretende recorrer da decisão da juíza substituta da 5º Seção Judiciária do Distrito Federal, Diana Wanderlei.
Leia também1 Pesquisa: 77% não fazem ideia do que é arcabouço fiscal
2 Arthur Lira diz que Congresso conquistou maior protagonismo
3 Salles levará deputada do PSOL ao conselho de ética
4 Vídeo: Sergio Moro e jornalista discutem na GloboNews
5 Moraes nega vínculo de emprego entre motorista e aplicativo