Leia também:
X TSE inclui minuta de decreto em ação aberta contra Bolsonaro

Ministro de Lula, Márcio França critica privatização de portos

Ministro de Portos e Aeroportos disse que não vê a privatização de autoridades portuárias como o melhor modelo

Pleno.News - 17/01/2023 08h53 | atualizado em 17/01/2023 10h31

Lula ao lado de Márcio França Foto: PR/Ricardo Stuckert

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta segunda-feira (16) que não vê a privatização de autoridades portuárias como o melhor modelo. A declaração foi feita por ele após um evento na cidade de Santos, em São Paulo, justamente o município cujo terminal portuário está no centro das discussões sobre ser privatizado ou não.

– Não acredito no processo de privatizar a autoridade portuária, na minha opinião não será privatizada, o processo sequer foi aprovado no TCU, na minha visão tem uma série de problemas no próprio procedimento – declarou.

França acrescentou que a privatização da autoridade portuária “parte do pressuposto de que o poder público é sempre incompetente” e disse que “outorgar para um privado para que ele tome conta de quem entra e de quem sai do Porto de Santos seria um risco bem grande”.

– É um modelo que só existe em um único lugar no mundo, na Austrália, onde há um tremendo arrependimento no formato que foi feito, fizeram uma concessão por 99 anos e as tarifas dispararam – relatou ele, sem dar detalhes.

As declarações do ministro foram dadas num momento em que cresce a expectativa sobre a privatização do Porto de Santos. Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do tema. Segundo relato de Tarcísio, Lula disse que não descartaria o leilão e que não estaria preso a “dogmas” nesta questão.

*AE

Leia também1 TSE inclui minuta de decreto em ação aberta contra Bolsonaro
2 Aluna ganhou 5 vezes na loteria após desviar verba de formatura
3 "Vamos incluir de novo pobre na economia", afirma Lula
4 Gilmar manda soltar 85 presas para prender manifestantes
5 Lula quer irmão de Flávio Dino como PGR no lugar de Aras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.