Ministro de Lula diz que governo apoiará CPMI do dia 8 de janeiro
Alexandre Padilha quer uma "apuração completa" das imagens divulgadas pela CNN
Priscilla Brito - 20/04/2023 12h21 | atualizado em 20/04/2023 13h28
Um dia após a demissão do general Gonçalves Dias do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha disse, durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (20), que caso haja a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos do dia 8 de janeiro, o governo dará apoio.
A CPMI é solicitada por parlamentares de oposição ao atual governo.
– Fizemos uma análise da nova situação política criada pelo vazamento de imagens envolvendo servidores do Palácio do Planalto. Na nossa opinião, isso cria uma nova situação política e faz com que aqueles que passaram pano para os atos terroristas do dia 8 de janeiro e que tentam criar teorias da conspiração, de que as vítimas têm responsabilidade sobre a atuação dos terroristas – afirmou o ministro aos jornalistas.
Para Padilha, responsável pela articulação política do governo, o “vazamento editado dessas imagens, cria uma nova situação política”.
– Na nossa opinião, o vazamento editado dessas imagens, cria uma nova situação política e por conta disso e por isso, orientamos o líder da Câmara, do Senado e Congresso, para no diálogo com os líderes dos partidos que compõem a base, afirmar que caso a sessão do Congresso, na próxima semana, tenha uma leitura da instalação de uma CPMI, apoiaremos a instalação e vamos orientar os líderes a indicarem membros – acrescentou o ministro.
E continuou:
– Vamos fazer o enfrentamento político no Congresso Nacional e, na minha opinião, enfrentamento político será a pá de cal nessa tentativa de criar uma teoria conspiratória que é um verdadeiro terraplanismo – disse.
QUESTIONAMENTO DO MINISTRO
De acordo com informações do G1, o ministro quer uma “apuração completa” das imagens divulgadas pela CNN.
– Por que se borra uns e não se borra outros? Se omitiram imagens, o governo quer saber. Apuração completa, envolvendo todos os agentes ali – ressaltou.
ASSISTA:
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 GSI impôs sigilo de 5 anos em vídeos de ataques ao Planalto
2 STF marca análise de denúncias contra mais 200 por atos no DF
3 Nikolas terá de pagar R$ 80 mil após chamar Salabert de "ele"
4 GSI: Ministro interino questiona vazamento de imagens
5 Ex-ministro tenta explicar o que fazia no interior do Planalto