Leia também:
X EUA: STF irá vigiar para evitar situação semelhante no Brasil

Polícia investigará colunista da Folha e Noblat, diz Mendonça

Ministro da Justiça chamou os dois de "insensíveis" e "irresponsáveis"

Henrique Gimenes - 10/01/2021 19h49 | atualizado em 11/01/2021 10h29

Ministro da Justiça, André Mendonça, e o presidente Jair Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou neste domingo (10) que irá requisitar à polícia a abertura de inquérito para investigar dois jornalistas que “instigaram dois presidentes da República a suicidar-se”. De acordo com ele, “apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações”.

A declaração foi feita em suas redes sociais motivada pelo comentário do jornalista Ricardo Noblat, que compartilhou um link do colunista da Folha de S.Paulo Ruy Castro defendendo que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, cometesse suicídio. Ele também defendeu o mesmo para o presidente Jair Bolsonaro.

Em sua conta do Twitter, Noblat escreveu um trecho da coluna dizendo que “se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo”. O comentário gerou revolta em apoiadores do governo que cobraram o Twitter por permitir uma publicação que incita o suicídio de uma pessoa.

Ao abordar o comentário, André Mendonça chamou os jornalistas de “pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida”.

– Alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço. Hoje, 2 deles instigaram dois Presidentes da República a suicidar-se. Apenas pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida podem fazer isso. Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países. Por isso, requisitarei a abertura de Inquérito Policial para apurar ambas as condutas. As penas, de até 2 anos de prisão, poderão ser duplicadas (§ 3º e 4º do art. 122 do Código Penal), sem prejuízo da incidência de outros crimes – ressaltou.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site do CVV.

Leia também1 Após comentário de Noblat, web diz que a #VejaPromoveSuicidio
2 "O que Noblat fez é crime e discurso de ódio", diz Feliciano
3 Veja repudia fala de colunista que sugeriu suicídio a Bolsonaro
4 Noblat sugere suicídio de Bolsonaro e Damares protesta
5 Bolsonaro faz passeio de moto e cumprimenta apoiadores

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.