Leia também:
X Senado: Pesquisa mostra Moro “muito atrás” de Alvaro Dias

Ministro da Defesa pede para Bolsonaro não afrontar Moraes

Para Nogueira, embates reduzem chances do TSE acatar propostas dos militares sobre urnas

Gabriel Mansur - 23/08/2022 21h42 | atualizado em 24/08/2022 12h43

Ministro Paulo Sergio Nogueira e presidente Bolsonaro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu para o presidente Jair Bolsonaro manter a discrição e evitar ao máximo novos confrontos com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a conversa entre Nogueira e o chefe do Executivo teria acontecido nesta terça-feira (23), no Palácio do Planalto, logo após a reunião do ministro com o chefe da Corte Eleitoral.

Nogueira acredita que o atrito entre os poderes Executivo e Judiciário reduz as chances do TSE acatar as sugestões feitas pelas Forças Armadas para dar mais lisura e transparências ao sistema eleitoral brasileiro. Os militares, com aval de Bolsonaro, pleiteiam algumas mudanças em relação às urnas eletrônicas.

A conversa particular entre os ministros do STF e da Defesa, nesta terça, no gabinete de Moraes, foi “amena”. Nogueira afirmou a interlocutores, sempre segunda a coluna, que está otimista sobre um acordo e acredita que o presidente do TSE está aberto às propostas. Moraes também viu com bons olhos a agenda e a descreveu para interlocutores como uma conversa de aproximação.

Neste contexto, Bolsonaro evitou fazer críticas diretas a Alexandre de Moraes durante almoço com empresários nesta terça-feira, em São Paulo. O presidenciável, entretanto, mostrou incômodo com a operação da Polícia Federal contra oito empresários apoiadores do governo que supostamente defendiam um golpe de Estado em caso de vitória de Lula (PT) nas eleições. O mandado de busca e apreensão contra o grupo foi determinado por Alexandre de Moraes.

Leia também1 Advogados citam perseguição contra apoiadores de Bolsonaro
2 Malafaia critica Moraes: 'Quem vai parar esse sujeito inescrupuloso?'
3 Bolsonaro contesta ação da PF contra empresários: 'É razoável?'
4 Bolsonaro afirma que não sente "nenhum prazer" na Presidência
5 Deputado apresenta pedido à PGR por afastamento de Moraes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.