Leia também:
X Flávio Bolsonaro condena ataque feito por José Padilha

Ministro assume divulgação de vídeo sobre governo militar

Santos Cruz disse que o envio da gravação foi um "erro de procedimento"

Henrique Gimenes - 16/04/2019 16h56 | atualizado em 16/04/2019 17h17

Vídeo divulgado pelo governo exalta o início do governo militar Foto: Reprodução

O ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, informou, nesta terça-feira (16), que foi o responsável pela divulgação do vídeo, pelo Palácio do Planalto, sobre o início do governo militar. A declaração foi dada durante uma audiência na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

A gravação foi compartilhada no dia 31 de março e, de acordo com o ministro, não estava prevista. Santos Cruz explicou que um funcionário se confundiu e achou que o vídeo vinha da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

– Vou confessar que hoje, pela primeira vez, eu vi o vídeo completo. Quando eu recebi naqueles dias ali, o vídeo começava e eu achei que era da Previdência. Porque começa [com a fala] : ‘Ah, eu tenho 65 anos’. Ele foi repassado para um funcionário para esse disparo. Isso aí era um sábado à noite. O funcionário, no domingo de manhã, achou que era um vídeo feito pela Secom e disparou o vídeo – ressaltou.

O ministro disse ainda que o funcionário tem 26 anos de serviço e o compartilhamento não foi uma questão ideológica. Santos Cruz assumiu a culpa pelo envio do vídeo.

– Então, é simples. Não vim aqui para contar uma história mirabolante. Um erro de procedimento de serviço de uma pessoa que não tem nenhuma má-fé no procedimento. E é por isso que eu assumo totalmente a responsabilidade, porque venho de uma instituição [o Exército] onde o chefe é responsável pelo que acontece e pelo que deixa de acontecer – apontou.

Ministro Santos Cruz Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Nas imagens, o apresentador lembra o momento pelo qual passava o país e que havia “medo no ar”.

– Era, sim, um tempo de medo e ameaças, ameaças daquilo que os comunistas faziam onde era imposto sem exceção. Prendiam e matavam seus próprios compatriotas. Havia, sim, muito medo no ar, greve nas fábricas, insegurança em todos os lugares – explica.

Ele diz ainda que o Exército salvou o Brasil de virar um país comunista.

– Foi aí que, conclamado por rádios, jornais, rádios, TVs e, principalmente, pelo povo na rua, povo de verdade, pais, mães, Igreja, que o Brasil lembrou que possuía um Exército Nacional. E apelou a ele. Foi só aí que a escuridão, graças a Deus, foi passando e se fez a luz. A bandeira verde e amarela voltou a tremular e o medo deu lugar à confiança no futuro. O Exército nos salvou, não há como negar. E tudo isso aconteceu num dia comum como o de hoje, um dia 31 de março – ressalta.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1112297862417797120

Ao final do vídeo, um narrador afirma que o “Exército não quer palmas e nem homenagem”, mas que apenas cumpriu o seu papel.

Leia também1 Flávio Bolsonaro condena ataque feito por José Padilha
2 Bolsonaro se manifesta sobre censura imposta pelo STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.