Leia também:
X Veja quem são os 32 integrantes da CPMI dos atos de 8 de janeiro

Ministra Sonia Guajajara admite “frustração” com presidente Lula

Para ela, chefe do Executivo não tem se empenhado em evitar retirada de pautas do Ministério dos Povos Indígenas

Pleno.News - 25/05/2023 12h20 | atualizado em 25/05/2023 17h16

Sonia Guajajara Foto: EFE/ Andre Borges

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, admitiu sentir-se frustrada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ela, o chefe do Executivo se “comprometeu durante a campanha” com a causa indígena, mas não tem se empenhado em evitar a retirada de pautas relevantes do ministério, como a demarcação de terras.

– Não posso negar que há, sim, uma certa frustração. Até porque o presidente Lula se comprometeu durante a campanha, prometeu ministério, cumpriu, e esse ano se posicionou fortemente com esse protagonismo dos povos indígenas e a retomada da demarcação dos territórios. Sei que a bancada ruralista está muito articulada. Acho que o presidente Lula poderia ter entrado um pouquinho mais para impedir essa retirada do Ministério dos Povos Indígenas – avaliou, em entrevista à GloboNews, nesta quinta-feira (25).

A ministra se refere à medida provisória do deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), que prevê que o tema das demarcações passe a ser atribuição do Ministério da Justiça. O texto também requer que a gestão do Cadastro Ambiental Rural deixe de ser responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e passe a ser do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A proposta foi aprovada em comissão mista por 15 a 3 e agora será avaliada pela Câmara e pelo Senado até o dia 1° de junho.

Para Guajajara, a decisão da comissão é machista, racista e misógina. Para ela, tratam-se de “dois ministérios com duas mulheres sendo atacadas de forma brutal” pelo Congresso.

Leia também1 CPMI dos atos: Arthur Maia é eleito presidente do colegiado
2 Pacheco descarta que Congresso revisará cassação de Dallagnol
3 Congresso Nacional instala CPMI dos atos do dia 8 de janeiro
4 CPMI dos atos: Braga e Calheiros ficam de fora da comissão
5 Gilmar repete Nunes Marques e vota para absolver Collor

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.