Leia também:
X Após sucesso, pr. Jairo Manhães abre nova turma de mentoria

Ministra não vê problema em Lula indicar seu advogado ao STF

Cármen Lúcia disse que possível indicação de Cristiano Zanin não seria comprometida pela relação dele com o presidente

Paulo Moura - 07/03/2023 13h59 | atualizado em 07/03/2023 15h31

Cármen Lúcia não vê problema em indicação de advogado de Lula ao STF Foto: STF/SCO/Rosinei Coutinho // Lula/Ricardo Stuckert

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta segunda-feira (6), que a relação entre o advogado Cristiano Zanin Martins e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é um fator que torne inviável a indicação dele a uma vaga na Suprema Corte. A declaração foi feita durante a participação da ministra no programa Roda Viva, da TV Cultura.

– Não acho que de alguma forma comprometa. A circunstância de ter passado pelo Executivo ou a ligação com o próprio presidente não macula de alguma forma o indicado. Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada. E este advogado tem e já demonstrou – disse.

Para justificar a fala, Cármen afirmou que “grandes ministros” da história da Corte atuaram na administração pública ou foram advogados-gerais da União. Como exemplo disso, a integrante da Suprema Corte citou os nomes de Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Mendes foi titular da Advocacia-Geral da União entre 2000 e 2002, enquanto Toffoli chefiou o órgão entre 2007 e 2009.

A possibilidade de que Zanin seja um dos nomes escolhidos para a Suprema Corte foi levantada pelo próprio Lula na semana passada. Em entrevista ao Grupo Bandeirantes, o presidente declarou que Zanin mereceria ser indicado ao STF.

Neste ano, Lula terá duas vagas do Supremo à disposição. Os novos integrantes da Corte substituirão os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.

– Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente, ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros – disse Lula na ocasião.

Leia também1 Polícia crê que mãe matou filha para se vingar do ex-parceiro
2 França de Macron vive greve nacional, e economia pode parar
3 Músico é morto a tiros no palco durante apresentação
4 Cabral cria perfil no Instagram, cita fé e importância da Bíblia
5 "Posição da Gleisi não é a do PT", diz vice-presidente do partido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.